Diário de Desenvolvimento #02

Olá pessoal, tudo bem? Essa semana, vindo falar mais algumas coisas sobre a Mergulho, sobre realidade virtual e sobre tecnologias imersivas. Na programação de hoje, vamos temos algumas atualizações sobre os conteúdos da plataforma, os avanços com relação a estrutura de conteúdo que temos e o que acabamos desenvolver. E sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Conteúdo

E a semana passada foi uma semana de muito trabalho dentro de casa. Além de estarmos já começando a preparar o que será a localização dos conteúdos que já possuímos disponíveis na plataforma, da semana passada pra cá, também estivemos muito focados no desenvolvimento do nosso projeto de criação em relação aos conteúdos, chamado Matriz de Conteúdo. A Matriz de conteúdo, é uma metodologia desenvolvida por nós de criação de narrativas em realidade virtual.

E pra que servirá a criação da Matriz de conteúdo?

Basicamente, experiências e vivências são únicas e que nunca poderão ser repetidas por mais que você tente vivenciar as mesmas coisas na busca das mesmas variáveis. E a Mergulho entende o seu papel na importância da criação de experiências que sejam relevantes e que sirvam de referências e memórias ilustrativas do que se está buscando numa viagem.

E é pensando justamente nisso que para entender como contar histórias e criar experiências em realidade virtual, que foi criada a Matriz de conteúdo. Na matriz está contido o DNA do que será encontrado nas vivências relacionados a viagens. Na matriz, exploramos o que constitui vivências que tenham identidade, tragam reflexões sobre o destino, inspirem e mobilizem aqueles que assistem a quererem também seguir para aquele destino.

E pensando num contexto maior, a Matriz de conteúdo também servirá para que possamos ter um norte do que deverá ser buscado em cada canto do globo que visitarmos em realidade virtual. Ou seja, pra dentro do projeto isso também agregará a fazer com que a criação de conteúdo seja mais rápida.

A Matriz é algo de enorme valor e uma característica única do que desenvolvemos, por conta da sensibilidade na forma de pensar conteúdos em realidade virtual.


Mergulho Circulando:

Na semana passada também aconteceu o primeiro meetup sobre realidade virtual no estado. O encontro foi organizado por um grupo chamado VRPE que hoje é a maior comunidade no estado criada para promover mais conversas e trocas de conhecimento entre os desenvolvedores, empreendedores e cientistas de realidade virtual e tecnologias imersivas. E dois de nossos sócios, estiveram lá no papel de palestrantes e participantes da mesa redonda.

foto do primeiro meetup onde Rafael um dos nossos sócios falou sobre Narrativas em realidade virtual e Victor, falou sobre Negócios em realidade virtual

Para buscar mais:

Durante o desenvolvimento da nossa matriz de conteúdo, e de toda a orientação do nosso projeto, um report que teve papel fundamental foi um feito para o Organização Mundial do Turismo junto com o Fórum Econômico Mundial de nome Future of Travel 2030 onde eles citam não só a teoria dos 6 perfis de viajantes como também falam de uma das principais forças que moldará o futuro das viagens: Teste antes de comprar, onde ele aponta a forte influencia que tecnologias imersivas como realidade virtual e as mudanças que elas terão forte e diretamente no turismo e na forma como viajamos até 2030. Vale a leitura.


O Diário de desenvolvimento se encerra por aqui. Toda segunda feira, teremos uma atualização regular do que está acontecendo aqui nos bastidores e tudo de mais legal que envolve a Mergulho.

Até semana que vem.

Mergulho Team