Botonaro é um chatbot, atualmente disponível como bot de Telegram, que é programado para responder mensagens como se fosse um dos quatro Bolsonaro. Ele lê o que é dito, pesquisa no banco de dados Bolsodata e escolhe uma frase aleatória para dar como resposta.
Por Iuri Guilherme*
O bot funciona como um sistema de busca de Metamemos do Bolsodata. Está em desenvolvimento também a funcionalidade para outras plataformas de mensagem instantânea que permitam chatbots (Discord, Matrix, Twitter, Whatsapp, etc.)
Exemplo de uso em grupos de Telegram: Para evitar saturar um grupo com mensagens, quando o Botonaro é adicionado a um grupo de Telegram, ele está configurado para responder somente se a frase começar com uma palavra chave. Então é necessário começar a frase com “fale sobre”.
Exemplo de uso: conversando com o bot de telegram, qualquer mensagem enviada vai ser enviada para uma busca no banco de dados do bolsodata e o bot responderá com alguma frase que alguém da família Bolsonaro já falou sobre o assunto pesquisado. Caso a busca não retorne nenhum resultado, uma frase padrão é dita.
Outro exemplo de uso em grupos de Telegram, desta vez com comando padrão para bots: o Botonaro responde ao comando /sobre
Spoiler do Telegram: Por padrão, no rodapé das mensagens aparecem os dados do Metamemo com a funcionalidade de spoiler de mensagem do Telegram. Para removê-la é necessário clicar (ou tocar) no spoiler, e ele vai revelar os metadados do Metamemo (autor, data, e link para a publicação original)
*hacker, integrante do hackerspace Matehackers, de Porto Alegre.