Whatsapp entre médicos e pacientes: um perigo ignorado.

Recentemente, muitos usuários do Whatsapp começaram a receber uma notificação sobre a criptografia implementada no aplicativo. Dentre esses usuários, estão médicos e pacientes que usam a plataforma para se comunicar, trocar informações, agendar consultas, dentre outras possibilidades. Você pode estar achando que a notícia é excelente, mas não é bem assim que a banda toca…

Criptografia de Ponta a Ponta: o que significa?

A criptografia “de ponta a ponta” significa que cada mensagem possui um cadeado e uma chave de encriptação própria, que somente as duas “pontas” (emissor e receptor da mensagem) são capazes de decifrar. Pode parecer bom, mas nem tudo são flores nessa história.

Danos e Lesões

Recentemente, o vice-presidente do Facebook no Brasil foi preso por não repassar informações solicitadas pela Justiça. Esse tipo de pedido é usado para que se obtenha provas de crimes cibernéticos ou para provar a inocência de um médico diante da acusação de erro sustentada por um paciente que não seguiu devidamente as orientações fornecidas sobre posologia e outros procedimentos.

Como obter uma prova irrefutável, tecnicamente avalisada e certificada, de que a mensagem foi enviada corretamente? Ao estabelecer a criptografia de ponta a ponta, o Facebook cria uma condição que impossibilita a recuperação destas mensagens — destruindo a possibilidade de provar culpa ou inocência em casos como estes.

Soluções especializadas

Soluções especializadas como o aplicativo Meu Médico surgem para suprir as necessidades de comunicação segura entre médico e paciente, protegendo-os de situações como estas ao manter a íntegra dos diálogos nos servidores criptografados e seguros da empresa.

A relação entre ambos é protegida e regulada pelos termos e cláusulas do contrato de utilização do serviço, fornecendo base legal para resolução de conflitos e estabelecendo um código de conduta específico para um canal profissional — preservando a vida privada de ambos, médico e paciente, quando fora da relação profissional.

Para conhecer mais, acesse www.meumedico.net.br e baixe o aplicativo nas lojas dos dispositivos iOS ou Android. Proteja-se: sua saúde é coisa muito séria.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.