Menstruação e gatilhos
18, jul. 2017
Vez ou outra acontecem algumas confusões em grupos feministas sobre fotos de menstruação poder gerar gatilhos para pessoas trans.
Bem, primeiramente claro que eu não posso falar por todas as pessoas do mundo, dizer que com toda certeza imagens assim não podem causar desconforto. Até por que, adivinha, vivemos em uma sociedade misógina, onde aprendemos em casa a enrolar direitinho o absorvente na hora de jogar no lixo, por que nossa, coitado dos homens (cis) que verem sangue de menstruação no lixo do banheiro, vão ficar horrorizados. A gente também aprende a não falar abertamente sobre esse assunto onde estiverem homens (cis). Então claro, imagens que remetam a menstruação podem causar um desconforto em algumas pessoas independente de gênero, por estarmos inseridos em uma sociedade misógina, que trata isso como um tabu. Nós que menstruamos somos ensinados a repulsar isso, então imagina quem não menstrua. E também, sem romantização, que é a linha que eu tento seguir nos debates sobre o assunto, não vamos negar que se trata de sangue e alguns tem um nervosinho disso e ninguém tem culpa, as vezes é algo instintivo, as vezes vem de trauma.
Mas deixando esses casos de lado, a confusão toda é em volta de pessoas trans e um suposto ‘’gatilho’’ que isso possa causar. Quem começou essa confusão foram nada mais nada menos que as feministas radicais. Se criou um mito de que em grupos intersec, mulheres cis estariam usando TW (Que é uma abreviação para ‘’aviso de gatilho’’) para imagens de menstruação ou apenas para discussões mesmo sobre o assunto afim de não ativar gatilhos em mulheres trans. Quem é intersec sabe que na verdade não é bem assim. Depois do boato ter se espalhado, vez ou outra acabamos esbarrando em algumas mulheres cis que bem intencionadas nos perguntam sobre o assunto, e pode ocorrer até de elas usarem mesmo TW achando que precisam fazer isso em respeito a pessoas trans. Mas não foram mulheres trans que reivindicaram isso, foi depois da mentira espalhada que as mulheres cis começaram a se questionar se estava errado não usar TW.
Mutas delas já entenderam que mulheres trans não tem problema em ver menstruação, como algo que ativará gatilhos sobre disforia de gênero nelas, mas acabam achando que é preciso fazer isso por conta de homens trans e pessoas não-binárias designadas mulheres ao nascimento ou em geral quem sofre muito ao menstruar por terem problemas como endrometriose.
Bem, pelo o que percebemos e ai eu posso entrar falando também por mim -ver a menstruação dos outros, a menstruação dos outros é dos outros, não minha- não nos causa gatilhos. O que causa gatilhos é exatamente o que as rads fazem, tratar menstruação como algo único e exclusivamente de mulheres, tratar como parte do que faz alguém ser mulher. Isso nos causa disforia. E no caso de pessoas que tem problemas com menstruação por algo além de disforia de gênero, a tal da romantização do assunto, tratar como se fosse a mil maravilhas e debater com os pés fora da realidade, isso sim causa desconforto.
No mais, eu acho que temos que chocar mesmo a sociedade com imagens e debates sobre menstruação, mas com respeito a todo mundo, tratando como algo que abrange não só mulheres e sem romantizar. Nem toda mulher menstrua. Nem todo mundo que menstrua é mulher. Nem todo mundo gosta de menstruar. Mas não existe nada de errado em menstruar.