Reddit: A Mina de Ouro do Tráfego Orgânico!

Gabriel Reis
5 min readJun 28, 2024

--

Você já se sentiu frustrado tentando atrair tráfego para seu site sem gastar rios de dinheiro em anúncios?

Eu já. E por muito tempo!

Como um empreendedor, sempre busquei formas de alcançar novas pessoas e construir uma audiência engajada, no entanto os métodos tradicionais de marketing podem ser caros, especialmente para quem está começando.

Enquanto eu testava tantas coisas, acabei descobrindo o potencial do Reddit!

Em um “Ask me anything” sobre minha carreira, consegui mais de 20 mil visualizações orgânicas.

Neste artigo, vou compartilhar minha jornada épica no Reddit, revelando como consegui mais de 20 mil visualizações orgânicas, sem gastar um centavo em anúncios! Prepare-se para descobrir os segredos dessa plataforma poderosa e aprender como você também pode usá-la para turbinar seu negócio!

Reddit: O Gigante Adormecido do Marketing Digital

O Reddit é uma plataforma social única, organizada em comunidades chamadas “subreddits”, onde pessoas com interesses em comum se conectam, compartilham conteúdo e debatem sobre os mais variados temas. De games e tecnologia a finanças e culinária, existe um ‘sub’ para cada paixão!

Eu gosto muito de me envolver nos subs que envolvem empreendedorismo, marketing, vendas, etc. E atenção, cuidado com os subs ‘básicos’ pois pode haver muita discussão política neles (e viés).

Mas o que muitos não sabem é que o Reddit é também uma mina de ouro para o tráfego orgânico! Com uma comunidade engajada e sedenta por conteúdo de qualidade, a plataforma oferece um potencial enorme para alcançar novas pessoas e gerar resultados reais para seu negócio.

A Estratégia Secreta: Conteúdo de Valor + Engajamento Genuíno

No meu exemplo do print acima, demonstro como consegui atenção e espaço para discutir, usando o subreddit “AMABRASIL” (ask me anything, Brasil). Neste sub você cria um título que esclarece algo ‘especial’ sobre você e então abre espaço para as pessoas fazerem perguntas sobre isso.

Meu objetivo era simples: oferecer algo útil e relevante para os membros da comunidade, sem tentar vender nada de forma agressiva. Comecei participando de discussões, respondendo a perguntas, compartilhando dicas e insights e, sempre que possível, incluindo links para meu site de forma natural e contextualizada.

E mesmo quando não havia espaço para adicionar links ao meu negócio, meu perfil já estava conectado com minhas redes sociais.

Links para as suas redes sociais.

É importante entender que mesmo quando não ganhamos clientes de maneira instântanea, você ainda está enviando sinais para o Google sobre o seu perfil e as palavras-chave que ele envolve. No meu caso, comento muito sobre negócios, I.A., marketing e vendas.

A Virada do Jogo: O Post que Explodiu!

Então, como eu testava de tudo um pouco… Eventualmente percebi que os “Ask me anything” (pergunte-me qualquer coisa) de outras pessoas costumavam ganhar muitos comentários e upvotes (votos positivos).

Aí foi fácil, percebi que conseguiria encaixar alguns temas interessantes para realizar um AMA (ask me anything) e foi certeiro…

Exemplo acima falo sobre meu trabalho em leilões (freela, CLT e hoje atendendo os leiloeiros como meus clientes)

Eu não podia acreditar! Em poucos dias, meu post havia atingido milhares de visualizações, diversos comentários, um alcance orgânico impressionante! As pessoas estavam engajadas com o conteúdo, compartilhando suas próprias experiências e insights.

Além disto, deste benefício orgânico de alcance para um público que não me conhecia, também consegui notar que o Google estava indexando meu perfil rapidamente:

Ou seja, existem também benefícios de SEO além do alcance orgânico.

Lições Aprendidas: O Caminho para o Sucesso no Reddit

Minha jornada no Reddit me ensinou lições valiosas que podem te ajudar a conquistar o sucesso nessa plataforma:

1. Conteúdo de Qualidade é Rei: 👑

  • Esqueça o spam e a autopromoção descarada! O Reddit valoriza conteúdo original, informativo, útil e que gere discussões relevantes.
  • Pense em artigos, guias, tutoriais, infográficos, vídeos, podcasts… as possibilidades são infinitas!
Exemplo de conteúdo com 540 visualizações mesmo em um subreddit sem membros que eu havia acabado de criar.

2. Engajamento Genuíno é a Chave: 🔑

  • Seja um membro ativo da comunidade! Participe de discussões, responda a perguntas, compartilhe seu conhecimento e interaja com outros usuários de forma autêntica e respeitosa. Veja meu perfil para exemplos.
  • Dica: Responda a comentários, agradeça e mostre que você se importa com a comunidade.

3. Conheça as Regras e a Cultura de cada Subreddit: 📖

  • Cada subreddit tem suas próprias regras, normas e linguagem. Antes de postar, leia as regras da comunidade e observe como os outros usuários se comportam.
  • Dica: Evite postar links para seu site em subreddits que não permitem autopromoção.

4. Paciência e Persistência: 🐢

  • Construir uma presença forte no Reddit leva tempo e dedicação. Seja paciente, persistente e continue criando conteúdo de valor, mesmo que os resultados não apareçam da noite para o dia.

5. Analise seus Resultados e Adapte sua Estratégia: 📈

  • Acompanhe as métricas dos seus posts (visualizações, upvotes, comentários) para entender o que funciona e o que precisa ser ajustado.
  • Experimente diferentes formatos de conteúdo, horários de postagem e subreddits para encontrar o que gera mais resultados para você.

Conclusão: O Reddit é seu Aliado para o Crescimento

Minha experiência com o Reddit me mostrou que é possível alcançar um público enorme e gerar resultados reais para o seu negócio, de forma orgânica e sustentável.

São poucas as plataformas que ainda oferecem este nível de exposição orgânica, a maioria tem migrado para um modelo onde você só consegue visualizações se você paga/impulsiona suas postagens.

No Reddit, com estratégia, criatividade e a ajuda de Gabriel Reis (e claro, do meu amigo e MENTOR!), você pode transformar seu negócio e alcançar o sucesso que sempre desejou!

--

--