Trilogia “Fronteiras do Universo”


Sou bastante fã de várias histórias descritas em romances que não são tão famosos hoje em dia. Alguns desses romances fizeram bastante da minha infância e juventude, e eu não poderia deixar de citar um romance que, embora esquecido no tempo devido a um filme que não fez tanto sucesso, foi uma história belíssima e digna de ser lida sempre que der na telha. Se vocês se lembram, em 2007 os cinemas do mundo todo lançaram o filme “A Bússola de Ouro”, que não agradou muito o público e acabou sendo esquecido. Eu, como leitora assídua de livros de fantasia, não podia deixar uma história tão fantástica ser esquecida assim tão facilmente.

A série “Fronteiras do Universo” é composta de três livros: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, que contam a história de Lyra Belacqua, uma menina que era órfã e foi criada na cidade universitária de Oxford por alguns catedráticos. Ela vive num mundo onde a alma das pessoas é representada por um animal, os chamados daemons (se pronuncia “dimon” em português). Esses daemons vivem sempre com seus donos, e quando crianças, eles podem transformar-sem em diversos animais, até que quando crescem ele vira um animal imutável, que representa características pessoais de seu “dono”. Na prática, os daemons e as pessoas são uma coisa só, tanto que se um morre, o outro também morre, os sentimentos são compartilhados e eles não podem viver separados um do outro.

Lyra tem um deamon chamado Pantalaimon (que age bastante como uma “consciência” para ela), e juntos eles descobrem que existe um elemento chamado, que se torna um importante elemento durante toda a história. Lyra acaba perdendo seu melhor amigo numa onda de sequestros de crianças para experimentos horríveis, e no meio de uma série de acontecimentos, ela acaba conseguindo sair em busca dele, descobrindo mais sobre o Pó e os segredos da sociedade onde ela vive. Lyra vive num mundo regido por elites e instituições, onde a ciência é mal vista por uma instituição que remete a Igreja Católica, chamada Magisterium, que é bastante forte na história. Lyra ganha um estranho objeto chamado aletrômetro (que vem de alethiometer, a tradução depende da edição), que ficou conhecido como a Bússola de Ouro, e que a ajudou a fazer várias das decisões que ela tem no livro. Esse objeto possui três ponteiros pequenos e um grande, e vários símbolos aonde esses ponteiros podem parar, sendo que os três pequenos é o que Lyra usava para fazer perguntas ao objeto, enquanto o ponteiro grande, movido pelo Pó, a respondia.

Apesar de ser uma história bastante fantasiosa, ela não tem nada de infantil. Philip Pullman, o autor da trilogia, colocou vários elementos físicos, teológicos e filosóficos na história, o que fez o enredo possuir uma série de detalhes bastante complexos na leitura, e que prendem muito a atenção do leitor. Hoje em dia só tem um filme, que saiu em 2007, e foi bastante criticado pelo público por ser uma história sem pé nem cabeça (inclusive para nós, leitores do livro, o enredo do filme se mostrou bastante confuso e escondeu elementos muito importantes da história). O filme pecou em detalhes, explicando somente parte da história, e não conseguiu fazer com que o público entendesse toda a filosofia e o cientificismo contido no romance, o que acabou fazendo quem assistiu (principalmente quem não leu os livros) bastante insatisfeito. Algumas Igrejas também criticaram o filme e fizeram grande estardalhaço acerca da temática do filme. Acredito eu que não teremos a continuação do filme com A Faca Sutil tão cedo :/

Para nós, que adoramos histórias cheias de mistério e detalhes, essa trilogia não pode faltar na nossa estante. Ela fala de animais falantes (ah, os ursos de armadura ❤) , bruxas, instituições poderosas, ciência, objetos misteriosos, e tudo o que um bom leitor de ficção mais adora. Se você tiver o mínimo de interesse, garanto que não se arrependerá em ler a série completa

Livros: A Bússola de Ouro (Dourada), A Faca Sutil e A Luneta Âmbar — da trilogia Fronteiras do Universo Autor: Philip Pullman Filme: A Bússola de Ouro (2007) Direção: Chris Weitz Atores: Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards.

Fonte: IMDB


Originally published at www.tambemjogamos.com.br on October 15, 2013.