Nunca se empreendeu tanto no Brasil nos últimos 14 anos como agora

Geralmente não assisto TV aberta, prefiro meu Netflix. Ontem, por acaso, sentei no sofá da sala para tomar conta da minha sobrinha e acabei assistindo o Fantástico (já se foi o tempo em que era realmente fantástico).

Uma reportagem em particular me chamou a atenção, sobre uma pesquisa do Sebrae: de cada dez brasileiros adultos, quatro possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa, apesar da crise.

Para mim, o motivo pareceu bem óbvio, são os empreendedores por necessidade. Com a crise e o aumento do desemprego, as pessoas precisam se virar e acabam empreendendo. Nunca se empreendeu tanto no Brasil, nos últimos 14 anos, como agora. O brasileiro está mais disposto a abrir o próprio negócio. Apesar de eu ser empreendedora há muitos anos, a crise me impulsionou para que eu empreendesse ainda mais.

Quando o país está em crescimento, as pessoas empreendem por identificarem oportunidades. Quando o país está em decrescimento, as pessoas empreendem por necessidade, para driblar o desemprego.

Os setores que mais cresceram foram a formalização de MEIs e a expansão de microfranquias (com investimento inicial de até R$80.000,00). Muitos trabalhadores que foram demitidos, investiram parte do dinheiro que receberam pela demissão, no próprio negócio. Mas com medo de arriscar em algo “desconhecido” e quebrarem, preferiram investir em um modelo mais seguro, as microfranquias. As chances de uma franquia dar errado é muito menor, pois o empreendedor conta com o suporte da franqueadora na gestão e direcionamento do negócio.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de franquias que fecham com menos de 2 anos de funcionamento (3,7%) é 6 vezes menor do que o número de outras empresas que fecham no mesmo período (24,9%).

Mas empreender não é tão fácil quanto parece. É preciso estudar muito e se preparar (financeiramente, emocionalmente e fisicamente). A falta de preparo de empreendedores é a causa Nº1 do fechamento de empresas no primeiro ano de vida. Recentemente, vi isso acontecer com um casal de amigos e é bastante triste. São meses de trabalho que foram por água abaixo e uma enorme quantidade de dívidas, pois faltou preparo e um apoio adequado.

Assista a matéria do Fantástico aqui.

Se você está pensando em empreender, você precisa conhecer a Torus Business, uma empresa que oferece suporte, capacitação e direcionamento ao empreendedor para a organização de seu negócio.