Você precisa deletar amigos do seu Facebook.

Porque menos é mais.

Durante anos e anos logado nessa rede social (assuma, é tão automático que a gente nem sabe mais a nossa senha de acesso) fomos acumulando “amigos”. Na verdade, foram pessoas que precisaram se conectar com a gente em determinado momento, um cliente, um crush, um colega de trabalho… Porém, a vida seguiu e, admita, você não se importa mais com grande parte das pessoas que estão lá.

Adorávamos as notificações de amizade, né?

Tive esse insight assistindo a uma publicidade do Facebook em um daqueles videos spam em joguinhos de celular. Na propaganda, uma pessoa publicava uma foto com a legenda “Check out our new baby” (Conheça o nosso novo bebê) e marcava alguns amigos, rapidamente subiam alguns likes e alguns comments SINCEROS e de amigos REAIS. Sei disso porque não eram milhares de likes, eram 5. Só 5. Isso me fez refletir.

Primeira coisa que veio a cabeça foi: “em que universo eu faria algo parecido?Me expor dessa forma? Expor o meu “novo bebê” para o mundo?”. Mas então outro pensamento veio: “Se a minha rede social fosse realmente formada por AMIGOS, aqueles os quais eu realmente me importo e realmente se importam comigo, será que eu teria esse receio? Ou será que essa publicação seria realmente em tom de boas novas? Será que meus likes e comentários seriam mais sinceros?”. A resposta? SIM.

Ao longo dos anos conhecemos centenas de pessoas. Algumas amizades foram mais fortes, outras só duraram até fechar a conta do bar. Outras duraram muitos anos, mas a muito tempo não fazem mais sentido.

Isso É NORMAL.

As pessoas crescem, calcificam valores, mudam prioridades, mudam anseios, mudam as amizades. Então, porque cargas d’água mantemos aquela amizade do colégio que a 10 anos não matemos mais contato? Será que realmente ainda nos importamos com o número? Nos sentimos mais amados quando temos mais likes, mais amigos, mais comentários?

Mais importante que os números, são as conexões.

Eu proponho então, duas reflexões:

  1. Você postaria um “check out our new baby” em sua timeline?
  2. O que significa para você, ter mais amigos do que fulano?

Se a sua resposta foi NÃO e NADA. Façamos um exercício.

Abra sua página de amigos do Facebook. Exclua aqueles que você não se identifica mais, os que você já nem reconhece e aqueles colegas chatos que você não vai mais encontrar.

“Defazer Amizade”

Deixe em suas conexões apenas os amigos mais próximos, os colegas de faculdade e trabalho que estão contigo mais tempo, as pessoas com quem pode contar, mesmo encontrando-as apenas uma vez a cada dois meses. Deixe também aquelas pessoas que você admira, aquelas que te inspiram.

Sabe aquele amigo que a muito você não conversa mas você ainda adora? Essa é a deixa que você precisava para ir lá perguntar como ele está, o que está fazendo, pedir o número do whatsapp e marcar uma cerveja. Eu realmente duvido que ao final do exercício você tenha mais que 500 amigos…

Por fim, poste alguma coisa pessoal. Uma realização que você se orgulhou. Inspire pessoas. Pode até compartilhar esse texto, se achar que ele se encaixa nesse padrão.

Daqui um tempo eu volto e conto como está sendo minha experiência “sem amigos” e caso você já tenha feito isso. me conte. Eu quero saber.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Mika s.’s story.