Pilotando um Datathon sobre Evasão Fiscal

Este relatório é a descrição da minha experiência como organizadora e pesquisadora do Datathon de análise de dados de Evasão Fiscal realizado na Sala B-201 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no dia 23 de outubro de 2018. A programação do evento encontra-se no seguinte link https://www.sympla.com.br/datathon-de-analise-de-dados-de-evasaofiscal__367756.

Antecedentes e Objetivo do Evento
O Datathon de análise de dados de Evasão Fiscal forma parte de uma atividade piloto que visa reunir a alunos(as) e profissionais de Computação, Estatística, Matemática, Economia, Design, entre outras áreas (todas as pessoas criativas engajadas), a criação colaborativa de soluções tecnológicas principalmente a partir dos dados sobre evasão fiscal, disponibilizados pelo professor Gabriel Zucman economista francês conhecido por suas pesquisas sobre paraísos fiscais no site http://gabriel-zucman.eu/leaks/. Uma mini maratona de 6 horas de análise de dados em que as equipes propuseram alternativas de visualização desses dados combinados com outros índices sociais, econômicos, etc. O convite foi realizado a comunidade acadêmica da UTFPR, e demais interessados em análise de dados dentro das atividades da Semana Technologica.

A atividade iniciou as 09:20 horas com a presença de 12 participantes. Considerando o escasso conhecimento sobre o tema foi prevista uma introdução sobre a atividade Datathon e foram aprofundados os temas seguintes utilizando slides:

  • Paraísos fiscais ou juridições offshore:
  • Criação de uma empresa offshore,
  • Intermediarias,
  • Características das empresas e contas em paraísos fiscais,
  • Vantagens e desvantagens,
  • O vazamento dos Panamá Papers: Para abordar esse tema foi realizado uma atividade de quebra-cabeça em equipes, depois foi relatado como aconteceu o vazamento de documentos.
  • O uso da Ferramenta Gapminder: Uma parte essencial do evento foi o treino sobre a utilização da ferramenta. Foi realizado um passo a passo do funcionamento da ferramenta e o preprocessamento dos dados para sua visualização no aplicativo.

Depois do treino inicial foram divididas as equipes.

Apresentação dos trabalhos

Foram apresentados os trabalhos das equipes ¨Sistemas de Computação¨ e ¨CA¨. A equipe ¨Sistemas de Computação¨ foi o primeiro em apresentar o trabalho sobre a visualização das quantidades de clientes do Banco HSBC por países, combinados com índices de corrupção (CPI) e ratio de imposto desses países. A segunda equipe em apresentar foi o ¨CA¨ com uma proposta de visualização do PIB e CPI com os investimentos estrangeiros das 10 maiores economias do mundo.

Considerações sobre o evento

1- A maioria dos participantes são da área de Computação, os demais são da Estatística e Engenharia Mecânica.

2- O conhecimento prévio sobre o tema foi praticamente nulo mas conseguiram atingir o objetivo.

3- Com relação a frequência de participação em eventos Hackathon e Datathon a maioria mencionou que foi a sua primeira participação.

4- Os participantes mencionaram que o Datathon ajudou a compreender mais sobre análise de dados e visualização. Além disso, mencionaram que o evento promoveu momentos de cooperação entre as pessoas que participaram e que a interação com pessoas de outras áreas foi boa e contribuiu positivamente no resultado final.

Retrospectiva

Realizamos a avaliação do evento utilizando a técnica da retrospectiva. Foi entregado a cada participante dois postit, um para escrever aspeitos que “gostaram” do evento e no outro aspeitos que “não gostaram”. O quadro da sala foi dividido em duas partes “Gostei” e “Não gostei” para que cada participante cola-se o postit com os seus comentários.

Os comentários foram transcritos na seguinte tabela:

No geral, o piloto foi bem sucedido e permitiu identificar pontos de melhorias e desafios para a próxima edição!

Pagina disponível no Facebook https://www.facebook.com/datathonutfpr/