Princípio 80/20: você conhece a lei de Pareto?
A lei de Pareto, ou princípio 80/20, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Esta lei diz que: 80% das consequências provêm de 20% das causas, por exemplo, 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, ou 80% da receita de sua empresa advêm de 20% dos seus clientes.
Eu como estudante de economia, resolvi tirar a parte teórica (e chata) e então, estudar mais a fundo como aplicar essa lei no meu dia a dia. Se levarmos em conta o desenvolvimento pessoal, podemos aplicar essa lei para termos mais eficácia em nossos resultados, por exemplo: você já percebeu que a maior parte do seu dia depende de pequenas decisões que você toma a partir do momento em que levanta da cama? ou seja, 80% dos meus resultados diários, seja no trabalho, faculdade, relacionamentos entre outras coisas, está extremamente ligado as pequenas decisões (20%).
Você sabe aquele dia que tudo dá errado? ou que você está se sentindo mal e pra baixo? pois é, provavelmente você levantou com pensamentos negativos, não foi na academia, não leu, ainda comeu algum alimento processado e foi trabalhar, sim, esse é o princípio 80/20 em ação.
Enfim, aonde quero chegar é: quer ser mais eficaz? comece a ficar ligado nas pequenas decisões que você toma (20%). Eu não sei qual seu objetivo, mas se o seu dia é cheio e corrido, foque em trabalhar nos 20%, porém sabendo que esses recursos e decisões te levarão a 80% de resultados positivos.
Vou deixar aqui um exemplo aplicado as finanças pessoais: durante um mês anote todos os seus gastos pessoais (se você ainda não faz isso), provavelmente, 20% de certas despesas andam consumindo 80% da sua renda, então, corte-as.