Cordão de isolamento policial

Na Marcha do Dia da Consciência Negra, realizada em São Paulo no dia 20 de novembro de 2013, os manifestantes se recusaram a continua-la caso o cordão de isolamento policial que a acompanhava não fosse desfeito. O motivo alegado foi de que a polícia é um dos principais atores da criminalização e genocídio dos negros. Eles foram atendidos.

Em todas as manifestações este cordão é formado, pois, segundo a Polícia Militar, é dever deles garantir o direito de livre manifestação dos que ali estão. No entanto, o que se vê na prática passa longe desta justificativa.

O que ocorre realmente é que a PM vale-se desta premissa questionável para identificar manifestantes e, muitas vezes, incitar a violência e começar confrontos. No Rio de Janeiro são vários os relatos de policiais provocando e “jurando” alguns manifestantes.

Em São Paulo, por exemplo, alguns componentes do nosso grupo tiveram a oportunidade de ver o incitamento ocorrendo em mais de uma oportunidade. No ato contra a Copa do Mundo realizado no último dia 25, quando a manifestação começou a descer a Avenida Brigadeiro Luís Antonio, um policial que fazia o cordão de isolamento simplesmente passou e bateu com o cassetete na barriga de um manifestante, iniciando uma tensão que provavelmente viraria confronto não fosse a intervenção de diversas pessoas para continuar o ato, que tinha acabado de começar.

Em nenhuma manifestação este cordão se mostrou efetivo ao fim que, supostamente, se destina, que seria a segurança dos próprios manifestantes, pelo contrário. Ele foi usado na totalidade das vezes para atacar e incriminar pessoas, mostrando mais uma vez para que serve esta proximidade camuflada de proteção.


Advogados Ativistas é um coletivo voltado para a defesa do direito de liberdade de expressão, reunião e dignidade da pessoa humana.

AdvogadosAtivistas.com

    Advogados Ativistas

    Written by

    AdvogadosAtivistas.com

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade