Reprimindo a repressão. 

Após a Ação Direta dos manifestantes em Bangkok, os quais estavam construindo um muro de cimento ao redor do Palácio, para evitar que a primeira ministra fosse trabalhar, alertamos sobre a iminente repressão policial que estava prestes a ocorrer.

Não foi diferente. A repressão veio com tudo. De ontem para hoje as autoridades já confirmam ao menos cinco mortos, dentre eles um policial que morreu após ser atingindo por munição letal de outro policial, o clássico “fogo amigo”.

Tendo em vista a agressividade bélica da repressão, ativistas reconheceram a necessidade de se proteger, diante do inevitável massacre às ocupações, e trocaram sua estratégia. Importaram da Argentina a tática do “esculacho”/”escracho”, que consistia em seguir os torturadores da ditadura durante jantares, eventos e até rolês no shopping, e como o nome indica, os “esculachavam” em público.

Em 2013 a mesma estratégia foi adotada por ativistas anti-despejos na Espanha: perseguiam-se políticos pra cima e pra baixo, pressionando-os para atenderem suas causas. Na época, o primeiro ministro (de saco cheio) chegou a declarar — “esta perseguição é antidemocrática”.

Certo ou errado, importante reconhecer um dos requisitos básicos para o sucesso do ativismo político, presente nas manifestações tailandesas, argentinas e espanholas: a estratégia. Reuniões surpresas, auto-proteção, adoção de outras frentes, tudo a depender do terreno fático do local de protesto. Fundamental, não só para a proteção, como também para o impacto da ação adotada.

Recentemente, viu-se ativismo estratégico no caso do Beagles, no Instituto Royal em São Roque. Isto é, primeiro tentou-se o diálogo com o Instituto, além de trazerem a causa ao público. Não obtido sucesso no diálogo, acamparam na porta do laboratório e, por fim, executaram a ação direta de resgate.

Como ensinou Leônidas em Esparta, com estratégia, 300 resistem à força de um império.


Advogados Ativistas é um coletivo voltado para a defesa do direito de liberdade de expressão, reunião e dignidade da pessoa humana.

AdvogadosAtivistas.com

    Advogados Ativistas

    Written by

    AdvogadosAtivistas.com

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade