Congresso Nacional ou Mestre dos Desejos?

Quem viveu nos anos 90/2000 provavelmente lembra da franquia de filmes de terror chamada Mestre dos Desejos (além de ter vivido oito anos do filme de terror chamado FHC). Nesta magnífica obra, um Djinn (uma espécie de gênio demoníaco) é libertado e concede desejos as pessoas, só que sempre o pior aspecto do desejo é realizado, brincando com a ideia de muito cuidado com o que você deseja. Por exemplo, se um senhor pedisse para não ser mais impotente, a realização do seu sonho seria ter uma ereção infinita que culminaria na necrose do seu pênis e consequentemente a sua amputação.
Nosso Congresso Nacional funciona exatamente da mesma forma que o Mestre dos Desejos. Querendo politizar o debate sobre corrupção e baixa representatividade de nossos políticos pedimos em 2013 "Reforma Política Já!". Sabe o que aconteceu? O Cunha (aquele mesmo amigo do Kim Kataguiri e que está preso) foi lá e, seguindo o clamor popular, fez uma mini-reforma eleitoral que restringiu mais a democracia e não acabou com o problema. E o que fizemos? Pedimos mais reforma política! E o congresso está fazendo? Uma reforma política que pode imitar o sistema eleitoral de potências democráticas como Afeganistão, Kuait, Emirados Árabes e Vanuatu.
Nossos sistema eleitoral de voto proporcional em lista aberta não é ruim (onde seu voto vai pro partido e os mais votados dentro do partido são eleitos de acordo com o número de cadeiras que esse partido obtém), muito pelo contrário, acho-o muito bom. Pra mim os problemas principais são três: influência absurda e absoluta do pode econômico (por isso a baixa representatividade, ao pastor picareta, grandes empresários, latifundiários estão superrepresentados), excesso de partidos fisiológicos e de aluguel (que resolve em um primeiro momento com o fim de coligações proporcionais) e o bundalelê da infidelidade partidária (que favorece o borrão ideológico entre os partidos).
Muito cuidado com o que você deseja, ou os Mestres dos Desejos do Congresso Nacional vão realizá-lo de um modo bizarro. Pautas muito genéricas, em via de regra, são utilizadas como forma de legitimação das maiores atrocidades. Repito, muito cuidado com o você deseja. Ao desejar um príncipe encantado que resolva todos os problemas em 2018 é capaz de você ir dormir em uma república e no silêncio da noite acordar em uma monarquia. Aqui o trem bala da vanguarda do atraso e o maquinista tá pistola.
