Um caso de amor e ódio: O serviço público brasileiro.

É muito comum notar que, frequentemente, as pessoas que utilizam o serviço público, reclamem da sua qualidade. Essas pessoas sempre ressaltam o descaso e sua ineficiência. A causa é simples: desorganização e muita demora na prestação de serviços.

O que me levanta a duvida é: por que as pessoas continuam a usar esses serviços, mesmo o odiando? Uma das respostas, eu creio, que seja pelo fato de ser “grátis”, na sabedoria popular, mesmo você pagando muito caro através de impostos e de taxas extras, como por exemplo, aquela infinidade de taxas que você para para conseguir sua habilitação. Ou até mesmo aquela taxa que você paga para tirar uma identidade. Um processo demorado, em ambos os casos.

Observei algo peculiar essa manhã. Eu estava em uma enorme fila, esperando por uma senha de utilização do serviço da Secretaria de Identificação do Estado de Sergipe, e uma mulher me perguntou: “Você quer enfrentar fila do banco e pagar R$9,00 na taxa da identidade ou quer me pagar R$12,00 para que eu faça isso pra você?”
Eu paguei, mas não fiquei indignado com tal situação, apenas observei que, mesmo nas adversidades e problemas do sistema público de prestação de serviços, sempre terá alguém encontrando uma boa oportunidade para ganhar dinheiro.

Acima relatei o caso do ódio, agora vou explicar a possível causa do amor. A um tempo atrás estava em mais uma aula de Economia na Universidade Federal de Sergipe e estávamos discutindo justamente sobre a “eficiência” do serviço público e sobre as alternativas que o serviço privado mostra. Em meio a uma discussão calorosa, uma senhora, não me recordo o nome, disse: “É no serviço público que se encontra a estabilidade financeira, é onde se encontra futuro.”. Eu fiquei um pouco pensativo na hora, mas já tinha minha opinião pessoal sobre tal pensamento. Talvez, esteja aí a causa dessa eterna relação de amor e ódio em relação ao serviço público.

Referencias:

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2012-05-20/elevacao-da-produtividade-do-servico-publico-depende-de-melhoria-da-gestao-avaliam-especialistas
http://mercadopopular.org/2015/09/a-elite-servidores-na-republica-dos-concurseiros/