Torcer contra o inevitável

Michael Renzetti
5 min readDec 2, 2019

--

Olá amigos, tudo bem?

eu não estou nada bem

Quis voltar a escrever neste finzinho de campeonato para ter um lugar para extravasar um pouco e também para ajudar você — sim, pois sou muito altruísta — a ter um local para se sentir menos pior nessa atual fase do Cruzeiro, para você se sentir abraçado por outra pessoa sofrendo do mesmo problema. Sinta-se abraçado por mim, querido leitor.

te abraçando ao melhor estilo amigas.jpg

As pessoas tem que se juntar nos momentos difíceis. E está muito difícil, não é mesmo? O Brasil já está horrível por si só, tudo dando errado, todo mundo morrendo, tudo caindo aos pedaços, e aí me vem o Cruzeiro e PIORA tudo querendo cair para a segunda divisão.

E a pergunta de um milhão de dólares (que o Cruzeiro nunca irá pagar) é: Nós vamos cair?

Eu não sei. Se fosse para apostar, diria que sim. Nessa temporada, diferentemente de 2011 — última vez que sofremos muito com isso — nossa equipe não parece estar lutando de verdade para não cair. Em 2011 tudo dava errado, o time era ruim, mas você via que o pessoal tentava. Pelo menos o time fazia uns golzinhos. Farias marcou dois gols. Você lembra do Farias? FARIAS. David devia ter vergonha de jogar tantas partidas e não marcar NENHUM GOL no Brasileirão enquanto Farias nos ajudou a não cair em 2011 com um golzinho contra o Atlético Goianiense e outro contra o Inter (o único gol do jogo, um gol de três pontos). Hoje ninguém parece estar tentando.

Nas últimas rodadas (entre 30 e 35), o Cruzeiro de 2019 fez apenas 2 gols. É o ataque mais ridículo que já vi. Tanto que apelido Fred, David, Marquinhos Gabriel e Thiago Neves de Quarteto Inofensivo. Em 2011, com um quarteto esquisito de Montillo, Roger, Anselmo Ramon e Wellington Paulista, nós fizemos cinco gols nessas mesmas rodadas. Só o famoso Farias marcou 2 gols nesse período. E terminamos o campeonato com o FAMOSO 6 x 1 sobre o Atlético Mineiro.

meu deus olha esse time

Nessa temporada não teremos o Atlético para nos “vender” o resultado final (com promoção para a compra de muitos gols). A Palmeiras tem toda a grana do mundo com a Crefisa e não precisa do nosso dinheiro. E do jeito que estamos devendo todo mundo não iríamos conseguir pagar mesmo. Então não vejo a possibilidade de uma goleada salvadora no último jogo do ano. Na verdade, não vejo nem a possibilidade de vitória contra a Palmeiras nesse jogo. Mesmo eles estando tristes com a perda do título, sem rumo, sem ter o que fazer, em crise e sem técnico, não consigo ver nosso Quarteto Inofensivo, ou quem quer que esteja no time nesses últimos jogos, marcando um golzinho sequer na famosa retranca criada por Mano Menezes (que foi demitido, ok, mas duvido que o time mude muito).

Esse é meu principal problema com essa equipe (desde a época de Mano Menezes, sejamos justos). Esse time não marca gols. Temos a proeza de escalar, em quase todas as partidas recentes, dois atacantes que simplesmente não fizeram NENHUM gol no Campeonato Brasileiro. Nem na Copa do Brasil. Nem na Libertadores. David e Marquinhos Gabriel só marcaram gols no Campeonato Mineiro. E David é titular absoluto do time desde que Rogério Ceni assumiu, então nem de falta de ritmo ou oportunidades o rapaz pode reclamar.

Nem mesmo a mudança que Abel Braga fez em sua última partida no comando da equipe gerou algum efeito. Pedro Rocha e Ezequiel, titulares nos lugares de David e Marquinhos Gabriel, não conseguiram fazer nada contra o péssimo CSA. Apesar de que Pedro Rocha teve uma boa chance de marcar, após troca de passes com Fred. Acho que ele é o único jogador que pode fazer algo de diferente nesse momento, apesar de estar voltando de contusão e jogando muito mal.

salva nóis cara pelamor

Mesmo enxergando esse último brilho de esperança numa única jogada de uma partida terrível, e torcendo muito por qualquer milagre de Pedro Rocha ou de Adilson Batista, não consigo ver o time se recuperando mais. Não consigo ver o time nem marcando um gol. Parece que estou torcendo contra o inevitável. E olha que sou uma pessoa que acredita até o final, mesmo com a menor das possibilidades a favor.

Enfim, eu não sei de mais nada. O Cruzeiro me deixou muito confuso. Meu instinto é acreditar até o último segundo da última partida, mas após o jogo contra o CSA parece que não adianta nem torcer mais, parece que tudo de ruim que há de acontecer contra o Cruzeiro vai acontecer. Parece que não tem jeito mais.

MAS, ao mesmo tempo, meu lado racional aparece e me fala “mas Maico, é só ganhar do Vasco e depois fazer a mesma coisa que o Ceará nos últimos dois jogos. E o Ceará é ruim. O Ceará provavelmente vai perder ou empatar seus últimos jogos. Ele não ganhou de ninguém nas últimas 5 rodadas. E olha, se o Cruzeiro ganha os últimos três jogos, consegue até passar Fluminense e Botafogo, dependendo dos resultados”. E aí meu outro lado um pouco mais racional vem e me fala “mas Maico, o Cruzeiro não vai ganhar do Vasco, o Cruzeiro não consegue ganhar do CSA em casa, como vai ganhar de outro time melhor fora de casa? O Cruzeiro não vai ganhar de ninguém”. E aí meu lado um pouco menos racional vem e me fala “mas gente, uma hora o Cruzeiro tem que ganhar. Esse time do Cruzeiro tá mal mas também não é tão ruim assim. Tem o Pedro Rocha. Tem o Fábio. Adilson chegou aí pra dar um ânimo. Dá pra ganhar do Vasco e sair dessa, o Cruzeiro gosta de ganhar do Vasco fora de casa. E Palmeiras e Grêmio não tem mais nada pra fazer no campeonato. Vai que dá?”. E o meu lado mais racional de todos sempre me lembra “você precisa largar logo esse esporte dos infernos. Só traz tristeza. É uma completa perda de tempo”.

Cada hora eu ouço um desses lados, e todos parecem certos, e todos parecem errados. Tudo parece tão inacreditável nesse momento. E ao mesmo tempo só me resta acreditar, e torcer, mesmo que seja contra o inevitável.

Vamos, Cruzeiro.

--

--