Querida familia, caros amigos,

Uma carta para todos vocês que ainda não têm bitcoin.

Essa é uma tradução livre por @mileschet do excelente artigo https://medium.com/@dergigi/dear-family-dear-friends-6ef7ee7a1a2b escrito pelo Gigi

Eu estou escrevendo essa carta porque estou convencido de duas coisas: (1) nosso dinheiro atual esta fundamentalmente quebrado (2) usar um dinheiro superior irá beneficiar particularmente a você — e a sociedade no geral — no longo prazo.

O dinheiro é um assunto delicado — a maioria das pessoas não gosta de falar sobre isso, porque tem pouco e tem vergonha, ou porque tem muito e tem medo. Menos pessoas ainda sabem alguma coisa sobre a natureza de nosso dinheiro, o que é bastante chocante — afinal, o dinheiro é uma ferramenta essencial de nossa civilização.

O mundo mudou drasticamente nas últimas duas décadas, assim como o mundo do dinheiro. Receio, no entanto, que a natureza subjacente do nosso sistema monetário não tenha mudado para melhor. O simples fato de governos de todo o mundo estarem conjurando trilhões (com um T) de dólares do nada é uma prova de quão desconectado nosso sistema monetário está da realidade.

Espero que esta carta plante as sementes para um futuro melhor. Um futuro melhor para você, pessoalmente — e um futuro melhor para todos nós. Em parte, estou escrevendo para você porque estou preocupado com o que ainda está por vir. E, no entanto, tenho esperança, porque desta vez temos uma saída — temos um plano B.

Plano B

Até agora, você provavelmente já ouviu falar sobre Bitcoin. É um nome familiar, frequentemente apresentado em grandes agências de notícias, na TV (estou olhando para você, CNBC) e referenciado na cultura pop (Os Simpsons, Sr. Robot, Vale do Silício, The Big Bang Theory, Grey’s Anatomy) , Family Guy e Os Simpsons novamente). Tudo o que você pode saber ou pensar que sabe sobre Bitcoin — há mais do que aparenta.

Embora o Bitcoin tenha sido bastante abordado na grande mídia, o que é o Bitcoin e qual será seu papel no mundo ainda é amplamente incompreendido. No entanto, em parte graças a intervenções monetárias cada vez mais imprudentes do Fed e de instituições semelhantes, até a narrativa dominante está começando a mudar. Bitcoin não é mais sinônimo de criminalidade e dinheiro da darknet. Hoje, está se tornando cada vez mais sinônimo de dinheiro sólido, uma proteção contra o sistema atual, um voto pela liberdade, um paradigma diferente.

Se você está lendo isso e ainda não tem bitcoin, pode querer pensar em começar a obter alguns. Nunca foi tão fácil como é hoje colocar as mãos em alguns sats (pequenas frações de um bitcoin) e se tornar um dos primeiros a adotar o dinheiro global do futuro.

Esteja avisado: não vou lhe dizer como o Bitcoin funciona. Não vou lhe contar sobre sua história cativante, ou seu misterioso inventor, ou sobre o maravilhoso design, criptografia e teoria dos jogos por trás disso. Não falarei sobre teorias econômicas, propriedades monetárias ou história do dinheiro. Existem muitos recursos para isso. Afinal, isso deveria ser uma carta, não um livro.

No entanto, como eu me importo com você, vou lhe dizer uma e outra vez: comece a empilhar sats, o mais rápido possível.

Comece a empilhar Sats, hoje

Você pode pensar que está atrasado para a festa, que o navio partiu. Errado. Você ainda está cedo. O Bitcoin continuará avançando, crescendo em tamanho e valor, consumindo as moedas fiduciárias controladas pelo governo que governam o mundo hoje. Como sei que esses ainda são os primeiros dias? Bem, enquanto a maioria das pessoas já ouviu falar sobre Bitcoin até agora, muito poucas pessoas o possuem ou usam. Além disso, se compararmos a capitalização de mercado do Bitcoin com outros ativos e / ou dinheiro, o Bitcoin ainda tem um tremendo espaço para crescimento.

Até o momento em que este artigo foi escrito, o valor de mercado do Bitcoin é de cerca de US $ 137 bilhões. O valor total de mercado do ouro é de cerca de US $ 9 trilhões (~ 65 vezes maior que o Bitcoin). O mercado imobiliário, globalmente, é de US $ 228 trilhões (~ 1664 vezes maior). O Bitcoin pode capturar parte (no caso de imóveis) ou todos (no caso de ouro) desse valor, desmonetizando esses e outros ativos no processo. Novamente: estes ainda são os primeiros dias.

“Estamos no processo de reprecificar o mundo em sats.”
Bitcoin Tina

Sem duvidas, comprar e manter bitcoin é cheio de detalhes. É fácil dar um tiro no próprio pé. É fácil ser enganado. É possível perder o acesso ao seu bitcoin para sempre. Assim, uma palavra de advertência: eduque-se e erre por precaução.

Infelizmente, eu não tinha um “Bitcoin Guy” que entendia o que estava acontecendo. Eu não tinha esse amigo que me disse “confie em mim, apenas compre um pouco de bitcoin” — ou, melhor ainda: “confie em mim, apenas compre um pouco regularmente”.

Então, eu gostaria de ser esse "Bitcoin Guy" agora, para você. Aqui está o que eu diria a você, como amigo: “comece a empilhar sats hoje.” Se você já faz, bom. Caso contrário, comece a empilhar. Não é tão difícil!

Por que o Bitcoin é necessário

Como sociedade, precisamos do Bitcoin mais do que ele precisa de nós. O dinheiro é uma ferramenta essencial para qualquer cooperação em larga escala. É um dispositivo de medição, uma solução para o problema da troca, um veículo para armazenar sua riqueza no espaço e no tempo, e muitas outras coisas. Em resumo: o dinheiro é essencial para uma sociedade complexa funcionar. No entanto, uma série de crises financeiras e eventos recentes em torno de um certo surto de vírus mostraram claramente que nosso dinheiro está fundamentalmente quebrado.

“O principal problema da moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar. O banco central deve ser confiável para não desvalorizar a moeda, mas o histórico das moedas fiduciárias está cheio de violações dessa confiança. ”

Satoshi Nakamoto

O vírus não apenas lembrou a fragilidade da vida humana, mas também revelou a fragilidade de nossas cadeias de suprimentos e outros sistemas globais. Em particular, destacou o ridículo de nosso sistema financeiro e monetário. Em questão de dias, passamos da impressão de bilhões a trilhões, a propostas de cunhagem de moedas de platina denominadas trilhões de dólares, a QE ilimitado e dinheiro infinito. Economistas e políticos falam em salvar a economia, em injetar liquidez, em flexibilização quantitativa, em acordos de recompra reversa, em resgatar aqueles que são grandes demais para fracassar (de novo) — em fazer tudo ao seu alcance para prolongar o inevitável colapso, chutar o proverbial pode ainda mais adiante.

Enquanto a linguagem é chique, as repercussões são simples: uma ferramenta essencial de nossa civilização é distorcida e distorcida. A hiperinflação é o que acontece quando essa ferramenta finalmente quebra sob pressão constante. Hiperinflação ou não, as repercussões para o indivíduo são sempre as mesmas: o dinheiro que você economiza é desvalorizado, seu poder de compra diminui. Se o seu dinheiro está sob o colchão ou na sua conta bancária, isso não importa.

“O mundo ficou louco e o sistema está quebrado.”

Ray Dalio

Como Ray Dalio explica de maneira tão eloquente: nosso sistema monetário baseado em dívidas é inerentemente quebrado. Bitcoin corrige isso. Bitcoin corrige isso porque não é baseado em dívida. Bitcoin corrige isso porque possui um suprimento estritamente limitado. Bitcoin corrige isso porque não pode ser criado arbitrariamente; porque não há porteiros, nem poderes centrais que possam corrompê-lo.

Bitcoin é o antídoto para a teoria monetária moderna. É necessário endireitar o mundo torto do dinheiro fiduciário.

O melhor dinheiro que já tivemos

As propriedades monetárias do Bitcoin são projetadas desde o início para serem superiores a todas as outras formas de dinheiro. É extremamente portátil, perfeitamente escasso, altamente divisível, facilmente verificável, durável, fungível e extraordinariamente resistente à censura. Como um amigo meu gosta de dizer: Bitcoin é um pedaço de super-ouro voando dentro de um PayPal "imparável". É o melhor dinheiro que já tivemos.

Nenhuma autoridade central concede essas propriedades ao bitcoin. Surgem naturalmente de dentro do sistema, um fato tão bonito quanto importante. Assim, Bitcoin é o dinheiro das pessoas: para as pessoas, pelas pessoas. Não é controlado por ninguém; auditável e utilizável por todos.

“Compre terras. Eles não estão fazendo mais nada”.

Will Rogers

Will Rogers teve a idéia certa: a escassez tem valor. No entanto, como uma reserva de valor, o Bitcoin é superior à terra (e ouro, de qualquer maneira) de várias maneiras. Nenhum outro ativo pode ser transmitido magicamente pela Internet ou por outros canais de comunicação. O Bitcoin tem a maior densidade de valor de todos os ativos, pois é uma informação pura. Você poderia ter um bilhão de dólares em bitcoin em sua cabeça, mantendo sua riqueza mesmo se despida.

Embora existam muitos conceitos errados sobre o Bitcoin, os seguintes são provavelmente os mais importantes:

  • Bitcoin é muito caro
  • Bitcoin é tecnologia antiga
  • Bitcoin é muito complicado
  • Bitcoin é arriscado e especulativo
  • Bitcoin será substituído por outra moeda

Vamos analisar brevemente um por um.

Bitcoin é muito caro: pelo contrário! Não deixe que o viés de unidade “Preciso de uma moeda inteira” o engane. Bitcoin ainda é muito barato. No entanto, se você pensa assim, está em boa companhia. As pessoas pensam que o bitcoin é muito caro desde o seu início. Sempre será muito caro se sua perspectiva ainda estiver enraizada no dinheiro fiduciário.

Bitcoin é uma tecnologia antiga: Primeiro, o Bitcoin é uma invenção monetária, e não tecnológica. O objetivo é substituir a camada base monetária de nossa sociedade — não é o próximo aplicativo viral para seu smartphone. Em segundo lugar, o Bitcoin está melhorando e evoluindo em um ritmo rápido. É praticamente impossível acompanhar todos os desenvolvimentos em geral.

Bitcoin é muito complicado: é verdade que o Bitcoin não é exatamente fácil de entender. (Mas também o sistema financeiro tradicional não é.) Felizmente, como em todas as outras tecnologias complexas, o uso não requer entendimento completo. Se assim for, você provavelmente não poderá usar seu smartphone, usar a Internet ou dirigir seu carro. E em termos de uso, o Bitcoin se torna mais fácil a cada dia. Assim como usar a Internet há algumas décadas atrás não era exatamente fácil, usar o Bitcoin hoje pode ser um desafio às vezes.

Bitcoin é arriscado e especulativo: não especule. Mantenha-se humilde e comece a empilhar sats. Se isso não é bom o suficiente para você, que tal um portfólio de 5% de bitcoin e 95% de caixa ter superado as ações sob risco e retornar todos os anos nos últimos 6 anos? Ainda muito arriscado?

O Bitcoin será substituído por outra moeda: o Bitcoin é o rei indiscutível e o único candidato sério à escassez digital. Possui os melhores efeitos de rede, a maior liquidez e a mais alta segurança em várias ordens de magnitude. Nada mais chega perto, e eu não quero desperdiçar nenhuma tinta digital nomeando qualquer outra moeda. Tudo o que direi sobre os gatos de cópia do Bitcoin é o seguinte: não toque neles.Enquanto a música das sereias das shitcoins tocar pode parecer difícil de resistir, elas são chamados de shitcoins por um motivo. Bitcoin não pode ser copiado. É uma invenção dependente do caminho em um ambiente vencedor leva tudo.

“Há bitcoin e o resto é shitcoin”.

Warren Davidson

Shitcoins são um beco sem saída. Não siga este caminho. Nada além de dor e tristeza o aguardará lá.

Por que empilhar sats é superior

Até o momento da redação deste documento, US $ 1 custará 14.488 sats. Gastar US $ 70 e você é um milionário satoshi. Bitcoin é caro. Sats são baratos.

“I’m stacking sats every day thanks to auto-DCA”

Como mencionado acima, o bitcoin é altamente divisível. Mais uma vez, não permita que nenhum viés de unidade o engane: há bitcoin suficiente para todos os gostos. Tentar comprar grandes somas de bitcoin geralmente leva a tentar cronometrar o mercado. Empilhar sats remove essa pressão psicológica. Ainda melhor: existem muitos serviços que permitem automatizar o processo de empilhamento de sats. Defina e esqueça, e sua pilha aumentará automaticamente. Não há necessidade de se preocupar com o momento perfeito, sem verificação frenética de preço, sem exposição a custodiantes.

Todos conhecemos o antigo provérbio: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor época é agora”. O mesmo vale para empilhar sats — apenas o Bitcoin não existia há 20 anos. Agora ele tem um pouco mais de 11 anos, invadindo a consciência global apenas alguns anos atrás.

“O melhor momento para comprar bitcoin foi há 10 anos. O segundo melhor momento é agora.”

O ponto é o seguinte: não se importe com uma alocação de 0% ao bitcoin. Não é tarde demais para sair do zero. Novamente: não é tarde demais. Você ainda está adiantado. Atualmente, você ainda pode trocar outro dinheiro por bitcoin. No futuro, você provavelmente terá que ganhar. Pense desta maneira: se a trajetória do Bitcoin continuar, nunca haverá um momento ruim para trocar sua moeda fiduciária por bitcoin.

Bitcoin é um jogo de acumulação. Depois que você perceber isso, empilhar sats se torna a estratégia óbvia. A oferta não elástica e a capitalização de mercado relativamente pequena tornam o bitcoin mais volátil do que outros ativos. (Embora, comparado aos movimentos recentes nos mercados tradicionais, o bitcoin seja relativamente estável.) O empilhamento de sats permite ignorar a volatilidade do mercado. O foco está na acumulação passiva, não na negociação.

“Bitcoin é um novo tipo de dinheiro que é digital e independente dos governos ou corporações mundiais. É difícil capturar, bloquear ou inflar e fácil enviar para todo o mundo. É o melhor dinheiro que já tivemos. À medida que mais pessoas percebem isso, o preço deve subir. ”

Matt Odell

Diminua o zoom o suficiente e torna-se óbvio que o movimento dos preços do Bitcoin está acima e à direita. Há razões para acreditar que essa tendência continuará. Mesmo com essa tendência de alta intacta, o preço do bitcoin provavelmente permanecerá volátil por um bom tempo. Meu conselho: ignore o preço. Saia do zero. Você ainda tem zero sats no seu nome? Pare de afrouxar — comece a empilhar!

Algumas coisas para lembrar:

Você pode pensar que não tem dinheiro suficiente para começar a empilhar sats. Eu duvido. Se você está lendo isso, provavelmente está no nível 4 e pode economizar um ou dois dólares por dia. Lembre-se: um par de dólares comprará dezenas de milhares de sats. Também existem maneiras indiretas de empilhar sats, como serviços de reembolso que pagam em sats. Você também pode abandonar um mau hábito e começar a empilhar sats com o dinheiro que economiza. Dois coelhos com uma cajadada e tudo mais.

Sats ainda são estupidamente baratos. Aposto que em breve chegará um momento em que não será possível adquirir dezenas de milhares de sats por US $ 1. O poder de compra do dólar está caindo continuamente; o poder de compra do bitcoin tem aumentado historicamente. No entanto, mesmo que o preço do bitcoin continue subindo drasticamente, você provavelmente ainda poderá colocar um par de sats por US $ 1 ou menos no futuro próximo.

Acredite ou não, pode diminuir ainda mais.

Você é cético, eu entendi. Eu também era cético. Levei muito tempo para entender o que é o Bitcoin. Levei ainda mais tempo para confiar nesse dinheiro mágico da Internet o suficiente para comprar um pouco. E depois disso, levei um tempo para parar de negociar e começar a acumular. Espero poupar algum tempo e muitas mágoas, passando o seguinte: comece a empilhar sats. Quanto mais cedo você iniciar, e quanto mais automatizado o processo, melhor.

All that being said, a word of caution:

  • Comece pequeno. Não coloque mais dinheiro do que está disposto a perder.
  • Continue humilde. Não fique ganancioso. Não se estenda demais.
  • Não são suas chaves, não é seu bitcoin. Não confie em custodiantes. Lembre-se sempre de que terceiros confiáveis são falhas de segurança.
  • Não confie, verifique. Suponha que todo mundo é um golpista.
  • Faça sua própria pesquisa. O Bitcoin é aberto por natureza, então você é livre para estudar o que é e como funciona. Eu seleciono uma lista abrangente de recursos, se você precisar de um ponto de partida.

Nunca houve um momento melhor para começar a economizar em bitcoin. Existem muitos serviços que permitem converter automaticamente uma certa quantia da sua moeda local em bitcoin a cada semana, mês ou dia. Abster-me-ei de quaisquer recomendações aqui, pois elas podem estar desatualizadas em breve. Qual é o melhor serviço para você? Entre em contato com o seu frade local ou com o cara do bitcoin mais próximo de você. Se ele não sabe o que significa empilhar sats, encontre um cara de bitcoin melhor. (E se eu for esse cara, entre em contato comigo.)

“Possuir bitcoins é uma das poucas apostas assimétricas nas quais pessoas de todo o mundo podem participar”.

Vijay Boyapati

Embora o Bitcoin seja um investimento no futuro, não o vejo necessariamente como um investimento especulativo. Também não o vejo como um ativo que será vendido novamente por dólares, euros ou ienes. Como diz o meme: Quando você estiver pronto, não precisará vender seu bitcoin.

Neo tomou a pílula laranja e desce pela toca do coelho.

Pronto quando estiver

A troca de seu dinheiro fiduciário por bitcoin é uma mudança de um sistema inerentemente instável para um sistema anti-frágil. É um seguro patrimonial e um voto para uma camada base melhor e mais honesta da sociedade. Eu acredito que o bitcoin ainda tem um potencial muito alto. Assim, quanto mais cedo você começar a se expor a esse dinheiro emergente, melhor equipado poderá se beneficiar do aumento do seu poder de compra. Em outras palavras: você deseja começar a empilhar sats o mais rápido possível. No entanto, também acredito que o Bitcoin será entendido por você assim que estiver pronto. Consequentemente, acredito que as primeiras frações de um bitcoin encontrarão você assim que você estiver pronto para recebê-las. “Você pode levar um cavalo à água, mas não pode fazê-lo beber”, como diz o ditado.

Você descobrirá que possuir bitcoin requer responsabilidade pessoal: você terá que fazer sua própria pesquisa, aprender a usá-la e armazená-la de forma segura e fazer muitas coisas por conta própria que geralmente são feitas por terceiros. Nada na vida é gratuito, e as liberdades concedidas pelo Bitcoin têm um preço de responsabilidade pessoal.

De qualquer forma, o Bitcoin está pronto quando você estiver. Não desaparecerá e ninguém poderá impedi-lo de adquirir alguns, se você estiver pronto para fazê-lo. Essa é a beleza do Bitcoin: ele sempre estará disponível para você, independentemente de você usá-lo ou não.

Feito, o Bitcoin é uma besta estranha. É complicado, avassalador, talvez até um pouco assustador. No entanto, quanto mais cedo você se tornar amigo dessa estranha criatura, melhor você estará equipado para o futuro. E acredito que a melhor maneira de fazer amizade é começar a empilhar sats. Como um velho sábio disse uma vez: “Basta comprar bitcoin, não é tão difícil.”

Originally published at https://medium.com on April 27, 2020.

--

--

--

mileschet just another bitcoiner

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
pensaduras

pensaduras

mileschet just another bitcoiner

More from Medium

Hello, love.

Immerensis

When All Paths Lead Home