UX Writing Challenge | Dia 14/15: O bug

Adriene Colim
2 min readJul 15, 2020

--

[Esse desafio foi criado pelo UX Writer, Ryan Farrell, e consiste em realizar 15 tarefas, uma por dia, com base num cenário apresentado e com limite de caracteres. Aqui o link, em inglês, pra se inscrever gratuitamente. A Ariana Dias, idealizadora do uxcopy.co e a UX Writer mais porreta que conheço atualmente, traduziu o desafio com autorização do autor e disponibilizou pra gente se aventurar e fomentar o portfólio. Para uma melhor experiência, leia pelo computador]

Penúltimo desafio!!! Vamo que vamo!

Hoje temos uma importante questão: como se redimir numa situação em que é necessário interromper a navegação do usuário ou usuária pra resolver um problema causado por você? A pessoa tá lá, super vidrada no app, aí do nada sua jornada é abruptamente interrompida por uma falha. Creio que no meio de tudo isso, o maior desafio é trazer o usuário ou usuária de volta, mesmo após uma quebra de confiança — e das brabas. Vejamos minha solução.

O DESAFIO:

Cenário: Um usuário ou usuária está comprando utilizando um aplicativo de comparação de preços que apresenta os valores dos itens em tempo real. Enquanto ele/a está verificando o preço de ovos, algo dá errado. O problema é desconhecido.

Desafio: Escreva uma mensagem informando ao usuário ou usuária que ele/a não pode acessar o aplicativo agora. Você não pode especificar “por que” o aplicativo não funciona; você também quer que eles continuem usando o app.

Título: até 30 caracteres

Corpo: até 120 caracteres

Botão (ou botões): até 15 caracteres

A RESPOSTA:

O título em terceira pessoa pra "simular" um pensamento do usuário ou usuária, e o "bugou" bem cotidiano, gíria que nós, justamente como usuários e usuárias, conhecemos bem e usamos frequentemente. Já o texto em primeira pessoa porque a fala é nossa. Sincero pedido de desculpas, sem mencionar o problema, e propondo uma solução rápida. Finalizei com pergunta pra gerar uma espécie de compromisso: "te vejo daqui a pouco, beleza?"; o botão, pra fechar esse ciclo: "beleza". Em 30 minutos o usuário ou usuária volta que vai estar tudo resolvido.

E aí, curtiu? Caso queira sugerir uma nova versão da minha resposta, me marca no seu post pra trocarmos figurinhas!

--

--

Adriene Colim

UX Writing | Conteúdo | Empreendedorismo — vario os artigos entre o Medium e o LinkedIn. https://linktr.ee/adrienecolim