UX Writing Challenge | Dia 15/15: O último!
[Esse desafio foi criado pelo UX Writer, Ryan Farrell, e consiste em realizar 15 tarefas, uma por dia, com base num cenário apresentado e com limite de caracteres. Aqui o link, em inglês, pra se inscrever gratuitamente. A Ariana Dias, idealizadora do uxcopy.co e a UX Writer mais porreta que conheço atualmente, traduziu o desafio com autorização do autor e disponibilizou pra gente se aventurar e fomentar o portfólio. Para uma melhor experiência, leia pelo computador]
Meus queridos e minhas queridas, senhoras, senhores, mocinhos e mocinhas, chegamos ao último desafio dessa jornada de uma UX Writer iniciante no rolê! Se eu tô feliz por finalizar? Obviamente, pois fechar ciclos é sempre satisfatório e a sensação de dever cumprido amacia muito a mente e o coração. Foi muito gostoso — confesso que bem mais do que pensei — quebrar a cabeça pra criar telas bonitas e textos prometendo entregar as melhores experiências possíveis em diferentes situações. Mas não ouso parar por aí. A missão agora é praticar cada vez mais e publicar todas as criações, os estudos, as análises, as reflexões e tudo mais daqui pra frente. Isso foi só o começo. Mas, sem mais delongas e choros de despedida, vamos ao desafio número 15. #excited
Hoje nos foram dadas duas opções de desafio! Eu optei pela que considerei mais "complexa" e diferente do que eu já tinha feito.
O DESAFIO:
Por favor, faça um dos seguintes:
Desafio 1: Usando o navegador em seu dispositivo móvel, acesse o Facebook e faça o login. Toque no ícone de menu e depois em ‘Criar nova página’ na seção Páginas.
Sua tarefa: Reescreva a criação de páginas e o onboarding do usuário ou usuária. Seja ousado/a e corra riscos.
Ou:
Desafio 2: Escreva a experiência de cadastro para um produto para pessoas que estão comprando carros on-line.
O serviço ajuda os usuários e usuárias registrados/as a encontrar o menor preço, contatando e comparando os preços de três concessionárias locais concorrentes.
Você pode escrever quantas telas julgar necessárias para fornecer uma experiência atraente, mas deve coletar (em qualquer ordem) todas as seguintes informações dos usuários ou usuárias:
- Endereço residencial ou endereço de correspondência válido
- Número de telefone
- Endereço de e-mail válido (não se esqueça de incluir uma etapa de verificação)
- Nome completo
Certifique-se de incluir mensagens de erro exclusivas para entradas incorretas para cada tela.
Limite de caracteres por tela (para ambos os desafios):
Título: 45 caracteres
Corpo: 100 caracteres
Botão: 25 caracteres
Limite de tempo: 1 hora
Depois de concluir o desafio escolhido, inclua um parágrafo com uma breve explicação sobre suas decisões de design. Defenda e racionalize seu trabalho.
A RESPOSTA:
Escolhi o primeiro desafio, do Facebook, e fiz 5 telas.
Usei uma linguagem bem equilibrada: nem descolada demais e nem formal demais.
Nos títulos, fiz bastantes perguntas pra interagir e não ficar muito imperativo. Deu até pra dar uma brincadinha em alguns.
Nos textos, ousei relacionando a criação da página com o fato de o usuário ou usuária ter muitas interações em suas publicações. Mas e se a intenção da criação da página não tiver nada a ver diretamente com o usuário ou usuária e for sobre, sei lá, algum negócio? Mesmo se for, é interessante receber o elogio do início, dando a entender que a pessoa está no caminho certo, seja qual for a finalidade da página.
Sobre os botões, fui bem sucinta nos intermediários e ousei mais nos das extremidades, com o intuito de meio que fechar o ciclo.
Finalizo satisfeita, e, claro, sedenta por feedbacks, positivos ou negativos, porque precisamos sempre crescer e aprender com quem tem mais experiência ou com quem só tem um olhar diferente mesmo, ou seja, todas as pessoas.
Sinta-se à vonts para compartilhar e comentar no box aí embaixo, e, caso queira sugerir uma nova versão das minhas respostas, me marca no seu post pra trocarmos figurinhas!
Até a próxima!