UX Writing Challenge | Dia 3/15: E-mail errado

Adriene Colim
2 min readJul 3, 2020

--

[Esse desafio foi criado pelo UX Writer, Ryan Farrell, e consiste em realizar 15 tarefas, uma por dia, com base num cenário apresentado e com limite de caracteres. Aqui o link, em inglês, pra se inscrever gratuitamente. A Ariana Dias, idealizadora do uxcopy.co e a UX Writer mais porreta que conheço atualmente, traduziu o desafio com autorização do autor e disponibilizou pra gente se aventurar e fomentar o portfólio. Para uma melhor experiência, leia pelo computador]

Por Micah Williams | Unsplash

Sabe quando você tá numa tela de login, digita alguma informação errada e não tem certeza se o que tá incorreto é o e-mail ou a senha — ou ambos? Cê acha que é o e-mail, mas aí, depois de outra tentativa sem sucesso, pensa que talvez seja a senha e por aí vai até dar match. Isso significa que não te orientaram bem sobre o que havia de errado e você teve que adivinhar. Legal, né?!

Então no desafio de hoje temos uma mensagem de erro de e-mail. Simbora!

O DESAFIO:

Cenário: O usuário ou usuária digitou o endereço de e-mail errado para fazer login na conta.

Desafio: Diga a ele/a para inserir o e-mail correto.

Até 40 caracteres

A RESPOSTA:

Aqui, usei o logo do meu queridinho brechó online Garimpo Garoa (que está inativo por conta da pandemia, mas em breve voltaremos com novidades). A mensagem foi bem direta, apontando exatamente o que tinha de errado ali. Como nesse caso não se trata só de texto, mas também de sua localização na tela, coloquei bem embaixo da caixa de e-mail pra dizer "ó, o erro tá aqui". O "Veja", no imperativo, bem CTA, e o "certinho" com o emoticon piscando no final pra tirar o ar pesado de erro.

E aí, curtiu? Caso queira sugerir uma nova versão da minha resposta, me marca no seu post pra trocarmos figurinhas!

--

--

Adriene Colim

UX Writing | Conteúdo | Empreendedorismo — vario os artigos entre o Medium e o LinkedIn. https://linktr.ee/adrienecolim