UX Writing Challenge | Dia 6/15: Fogo!

Adriene Colim
3 min readJul 6, 2020

--

[Esse desafio foi criado pelo UX Writer, Ryan Farrell, e consiste em realizar 15 tarefas, uma por dia, com base num cenário apresentado e com limite de caracteres. Aqui o link, em inglês, pra se inscrever gratuitamente. A Ariana Dias, idealizadora do uxcopy.co e a UX Writer mais porreta que conheço atualmente, traduziu o desafio com autorização do autor e disponibilizou pra gente se aventurar e fomentar o portfólio. Para uma melhor experiência, leia pelo computador]

Por Adrien xplr | Unsplash

Uma das premissas de UXW é deixar a mensagem o mais positiva possível, mesmo quando há falhas e alguma coisa não está no lugar. No caso do desafio de hoje, o cenário se inverte e se torna fundamental ser bem transparente, com uma mensagem clara e objetiva numa situação ruim.

O próprio idealizador do desafio, Ryan Farrell, fala sobre situações como essa (trecho traduzido e extraído do uxcopy.co):

Se você tem algo significativo para dizer aos seus usuários, precisa chamar a atenção deles, e rápido. E um dos melhores jeitos de fazer isso é assustá-los.

Desculpe, mas é verdade.

Mas esteja avisado: usar mensagens baseadas no medo para causar uma impressão é uma tática forte. Funciona, mas se você abusar disso (e se o que você tem a dizer ao usuário não é tão importante assim), então você insultou a confiança dele, e seu relacionamento com esse usuário nunca mais será o mesmo.

Então, vá com calma. (…)

De muitas maneiras, essa estratégia é como a Força em Star Wars. Ela tem dois lados: um lado é uma força para o bem, e o outro lado é escuro pra car*lho e foi arruinado por pessoas malvadas que o usaram para vender coisas.

Então vamos ao que interessa!

O DESAFIO:

Cenário: É segunda-feira. Um usuário acabou de entrar no carro para ir ao trabalho. Ele conecta o telefone no carro e começa a dirigir.

Desafio: Como você informaria ao usuário que há um incêndio em uma cidade próxima, causando o fechamento de estradas? O efeito disso no trajeto do usuário é desconhecido, mas se o fogo se aproximar, certamente haverá perigo. Como você comunica isso a ele? Quando? Escreva.

Título: até 30 caracteres

Corpo: até 45 caracteres

A RESPOSTA:

Como o desafio não especificou quem emite a mensagem (aplicativo de GPS, órgão governamental etc.), vesti-me como a prefeitura da cidade, preocupada com o bem-estar de seus cidadãos e cidadãs (alô, Defesa Civil de São Paulo, obrigada por tudo! ❤).

A caixa-alta pode ser uma bênção às vezes, e, nesse caso, a primeira palavra deveria ser bem salientada. O título foi direto, apontando o motivo do perigo. A mensagem no imperativo mostrando seriedade, como uma ordem para que nada de ruim aconteça com o usuário ou usuária.

E aí, curtiu? Caso queira sugerir uma nova versão da minha resposta, me marca no seu post pra trocarmos figurinhas!

--

--

Adriene Colim

UX Writing | Conteúdo | Empreendedorismo — vario os artigos entre o Medium e o LinkedIn. https://linktr.ee/adrienecolim