A ciência em Susana Vieira

“Em tempos de crise” nem sempre há trabalho o suficiente para ser produtivo durante o horário comercial. Buscando maneiras de não me afundar numa bolha de improdutividade corporativa — ou de não derreter meu cérebro lendo listicles mal escritos — resolvi juntar a zueira com a ciência.

Baseado neste artigo do sempre interessantíssimo FiveThirdEight, resolvi testar este gráfico com a verdadeira Rainha do Brasil.

Sem delongas:

A metodologia foi simples: elenquei as novelas nacionais em que Susu participou como personagem desde o ano 2000. Sendo assim, excluí novelas internacionais (já que nossa diva participou em uma portuguesa) e participações especiais (em que ela aparece pouco e em geral interpretando ela mesma). O eixo x representa a audiência média levantada pelo Ibope. Cada ponto representava, até janeiro deste ano, 65 mil domicílios na Grande São Paulo. Já o eixo y indica a pontuação média dada pelos usuários do filmow.

Senhora do Destino, Mulheres Apaixonadas e Paraíso Tropical, grandes sucessos de audiência, formam um cluster que apelidei de “uma diva amada pelo povão” — foi em Senhora do Destino que Susu se consagrou eternamente no papel da nordestina Maria do Carmo, além de ter fundado a Escola Susana Vieira de Sotaques. Nas três novelas ela encara uma mulher forte e determinada.

Novelas mais recentes como Amor à Vidas, Duas Caras e notadamente Babilônia, mostraram-se um fracasso de audiência, ainda que, com a exceção de Babilônia, as outras duas mantiveram avaliação razoável entre os usuários do filmow.

❤❤❤

Contudo, audiência das novelas globais tem caído drasticamente nos últimos anos, então não é surpresa que as novelas mais recentes simplesmente não tenham tanta audiência como as mais antigas, no canto superior direito do gráfico. Porém a audiência não morreu, mas foi pra Record. Recentemente, a novela bíblica Os Dez Mandamentos tem logrado aquilo que a Globo não tem feito desde Avenida Brasil.

Xuxa não morreu, só foi pra Record.

Se a audiência das novelas da Globo continuar assim, parece que só restará à Susu suicidar sua carreira global e abraçar a emissora do bispo. Mas já temos ideia de qual papel ela poderia assumir na próxima novela bíblica.

Vinde a nós, Santa Susana.