Week 2 — Lean Canvas/Lean Startup

GET OUT OF THE BUILDING!

Metodologias Ágeis, Testes A/B, Iterações, MVP, Métricas de Vaidade/Métricas Chave, Costumer Development, Lean…

Essas palavras parecem estranhas ou desconhecidas? Não se preocupe, vamos começar a entender e mergulhar um pouco nesses termos. O segundo final de semana do Mind the Bizz começa explicando um pouco de onde surgiu esse pensamento “Lean” ou enxuto que é derivado do modelo Toyota de produção.

O modelo Toyotista tem como base o foco na eficiência, se cortando os chamados sete desperdícios (inventário, transporte, espera, defeitos, extra processamento, over produção e movimentos)

A metodologia Lean Startup foi consolidada pelo professor de Stanford Eric Ries. Segundo ele, a metodologia está apoiada em 3 pilares importantes.

  1. Canvas (diagrama que mostra como a empresa cria valor para si e para os clientes)
  2. Customer Development (Metodologia de teste e validação de hipóteses, criando valor baseado no feedback dos clientes para geração dos Mínimo Produtos Viáveis — MVP’s)
  3. Desenvolvimento Ágil (Minimização do risco, desenvolvimento da ideia baseado em “sprints”)

As metodologias de desenvolvimento das Startup partem do pressuposto que você não irá acertar de primeira, portanto, deve falhar rápido, falhar barato e aprender durante o processo. Evitando no longo prazo, o desperdício de dinheiro e do seu tempo.

“Clientes não ligam pra sua solução. Eles ligam é pros problemas deles” Dave McClure

Nesse segundo sábado, focaremos na primeira parte da Startup Enxuta, que é como montar o Canvas da sua ideia.

Ao final do workshop, você conseguirá colocar no papel qual sua proposta de valor, em qual segmento de clientes você irá focar, por meio de qual canal você irá chegar até o seu público alvo e etc. Com base nisso, já podemos partir para a próxima semana…

O Mind the Bizz está aceitando submissões!
CLIQUE AQUI para acessar o documento com a chamada do MTB 2017.2
CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.