Como escolher uma carteira móvel (mobile wallet)

Mind the Coin
May 26, 2018 · 2 min read

Existem imensas opções em termos de carteiras móveis (Mobile Wallets) para Bitcoin e outras criptomoedas, quer para Android quer para iOS. É essencial que escolha uma aplicação reputada de forma a evitar ter problemas no futuro. A Mind The Coin recomenda que escolha uma carteira de acordo com os seguintes critérios:

  • Deve ser opensource — software com código aberto pode ser revisto por qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo. Problemas de segurança são normalmente identificados e corrigidos com celeridade;
  • Controlo das chaves privadas — pode ser tentador utilizar uma aplicação que guarde as chaves privadas em servidores de terceiros (ex.: Coinbase Wallet). No entanto, deverá evitar isto ao máximo uma vez que as entidades que gerem estas chaves não são bancos e não vão assumir responsabilidades caso ocorram problemas. Em suma, poderá perder todas as suas moedas virtuais se a entidade deixar de existir ou se houver negligência/dolo. A história da Bitcoin está recheada de casos do género.
  • Reputação — Leia sempre o que outros utilizadores acharam da aplicação nos respectivos repositórios de aplicações e escolha em conformidade

Teste!

Teste bem e familiarize-se com a aplicação antes de transferir uma quantidade significativa de fundos. Se optar por determinada aplicação, certifique-se que entendeu bem o processo para cópias de segurança (normalmente envolve copiar uma lista de 12 ou 24 palavras para um papel) e respetiva recuperação. Este passo é essencial para poder aceder às suas moedas virtuais caso perca acesso ao seu telemóvel.

Segurança!

Com liberdade de ser o seu próprio banco vem a responsabilidade. Certifique-se que o seu telefone se encontra cifrado e que o seu pin é forte o suficiente para não ser adivinhado facilmente. Não guarde grandes quantidades de moeda virtual no seu telemóvel. Para este caso, deverá optar por carteiras físicas (Hardware wallets) que iremos descrever noutra ocasião.

Atenção!

Algumas carteiras confundem os utilizadores com Bitcoin Cash. Bitcoin Cash (BCH) não é Bitcoin (BTC). Enviar Bitcoin (BTC) para carteiras Bitcoin Cash (BCH) e vice-versa poderá resultar na perda de fundos!

Mais informação em:

https://mindthecoin.com

https://bitcoin.org/en/wallets/mobile/android/

https://bitcoin.org/en/wallets/mobile/ios

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade