8 bons motivos para votar em 2016!

Estamos a alguns dias das eleições municipais e o envolvimento das pessoas com o tema tende a crescer! Afinal, é o momento que podemos escolher quem achamos que vai melhor nos representar na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.

Preparamos 8 motivos para te inspirar a exercitar o voto consciente nas Eleições 2016! Esperamos que você ganhe mais disposição para votar e com a certeza da importância que isso tem para o desenvolvimento da nossa cidade! =)

Motivo 1: Vota Campinas

Campinas está com 808 candidatas e candidatos a vereador(a) disputando uma das 33 cadeiras da Câmara Municipal. Para te ajudar a escolher, a Minha Campinas criou um site que compara as ideias deles com as suas!

Você responde um mínimo de 21 perguntas sobre a cidade, e pode comparar com as respostas dos candidatos a vereador! Com o Vota Campinas, você qualifica seu voto rapidamente! Tá bem mais fácil escolher! Clique e participe!

Motivo 2: Fortalecer a Democracia

A Democracia é um conjunto de regras para a tomada de decisões coletivas que prevê a participação mais ampla possível dos interessados. Nela, prevalece o interesse da maioria, mas nenhuma decisão deve limitar os direitos da minoria. Já houve momentos no nosso país, em que as mulheres não tinham direito ao voto, que já foi definido pela renda e controlado por coronéis.

Hoje, todos acima de 16 anos, sem distinção de raça, religião, condição econômica e sexo, se igualam e tem direito a um voto de mesmo valor e são livres para votar de acordo com sua própria opinião. Portanto, exercer esse direito é celebrar uma conquista da nossa sociedade. Ao votarmos, estamos fortalecendo a Democracia e preservando o direito universal de participarmos nas decisões que nos afetam diretamente.

Motivo 3: Tente levantar a capivara!

Existem vários fatores que podemos levar em consideração no momento da escolha do nosso candidato. Analise se o candidato está preparado para administrar (Prefeito) ou fazer leis e fiscalizar o executivo (vereador) em benefício de toda a sociedade e nunca em proveito pessoal. Procure conhecer o passado, as ideias e valores da candidata ou candidato. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas.

A candidata(o) e partido tem claro quais são as principais demandas da cidade e como vai atuar para solucioná-las? A forma como a(o) candidata(o) pensa está alinhada com o seu Partido/Coligação? Por que é possível que você até se simpatize com um(a) candidata(o), mas, após ser eleita(o), ela(e) precisa responder à proposta ideológica do Partido, que não necessariamente é aquela que você concorda. Por isso, escolha Candidatos e Partidos/Coligação que estejam alinhados com a sua opinião.

Motivo 4: Você pode votar em alguém e eleger outra pessoa

Na eleição para Prefeito todo mundo entende: o mais votado entra (seja no primeiro ou segundo turno). Isto é a eleição majoritária. Mas temos a eleição proporcional, aplicada para os vereadores: cada partido/coligação obtém um número de vagas proporcionais à soma dos votos em todos os seus candidatos. Estas vagas são distribuídas, pela ordem, aos candidatos mais votados daquele partido/coligação.

Ou seja, na eleição dos vereadores é importante levar em conta a proposta ideológica do partido. Pois o seu voto no candidato x, pode ajudar a eleger o candidato y. Mas ambos respondem à proposta do partido/coligação.

É importante entender isso, por que muitos eleitores na hora de escolherem seu voto se identificam muito mais com os candidatos do que com os partidos pelos quais eles disputam as eleições. E essa identificação pode não surgir efeito na prática, caso você não esteja atento às propostas do partido/coligação.

Se ainda não ficou muito claro, assista a este vídeo.

Motivo 5: Viva às mudança das regras da propaganda eleitoral!

Segundo estudos, um dos principais fatores que influencia no voto do eleitor é o tempo de propaganda que o candidato possui e os recursos financeiros disponíveis, que na sua maioria são gastos com propaganda eleitoral. Ou seja, a eleição de um candidato pode ter muito mais a ver com os recursos que ele tem para fazer propaganda, do que necessariamente, com a sua qualificação para o cargo.

Com as novas regras da propaganda política eleitoral não é permitida a colocação de cavaletes com a propaganda dos candidatos nas ruas. Um brinde aos nossos olhos! E tivemos o fim do financiamento de campanha por empresas. Em paralelo, temos as campanhas realizadas pela internet, que proporciona a todos, e de forma igualitária, as condições necessárias para expressar a sua linha de pensamento e manter diálogo com constante com cidadãos e eleitores. Na internet, o candidato também precisa apresentar propostas mais consistentes, pois o eleitor tem mais condições de pesquisar sobre o que foi colocado. Nenhuma publicação pode ser paga.Tudo precisa ser gratuito. O candidato não pode contratar uma empresa para mandar uma mala direta e deve usar apenas o blog do partido ou da coligação.

Motivo 6: Sair da velha política

Devemos estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político certamente continuarão a promover a corrupção se forem eleitos. Isso é o que chamamos de velha política: o toma lá dá cá, em troca do voto.

Mas nem todo político é igual ou corrupto. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso devemos buscar conhecer as propostas do candidato e do seu partido, assim como o seu passado.

Motivo 7: Você não vota sozinh@

Você faz parte de um eleitorado de cerca de 822 mil pessoas em Campinas. Nas últimas eleições tivemos cerca de 540 mil votos válidos (o que exclui os votos brancos, nulos e abstenções).

Ao buscar conhecer mais os candidatos, você tem a oportunidade de conversar com outras pessoas sobre o assunto e incentivá-las a também votar melhor. Participe de palestras, reuniões e debates. Sua vida em comunidade exige que você esteja mais informado sobre os assuntos que impactam na cidade!

Motivo 8: O papel dos vereadores(as)

Você sabia que 46% dos projetos de lei ordinária, propostos pelos atuais vereadores de Campinas em 2016, são relativos a nomes de praças e ruas? E apenas 9% foram sobre saúde e 3% para a educação. O papel do vereador é muito importante! Ele fiscaliza o executivo, propõem projetos de leis de acordo com as demandas da cidade e representa a população.

É assustador analisar a produção legislativa da Câmara Municipal, numa cidade do porte de Campinas, e constatar que grande parte dos projetos de leis projetos é para nomear ruas e praças! Certamente temos muitos problemas que precisam ser discutidos e construídas soluções em conjunto com a sociedade. Tão importante quanto escolher, é acompanhar a atuação dos vereadores. Para isso, você pode contar com a Minha Campinas.