A sustentabilidade financeira da Minha Campinas

A Minha Campinas atua por uma sociedade mais justa e sustentável. Nos últimos dois anos já realizamos 23 mobilizações e mais de 16 mil pressões diretas no poder público. Acreditamos que podemos e devemos participar das decisões que impactam em nossas vidas.

Os bastidores!

Para as mobilizações irem ao ar, nós estudamos muito, criamos o conteúdo para a sua divulgação, acompanhamos a atuação dos vereadores, lemos os principais meios de comunicação da cidade, participamos de fóruns e conselhos, articulamos com grupos, ONGs, movimentos sociais e realizamos formações em política para jovens, dentre outros.

Colocamos 1000 bexigas na Glicério!

Também realizamos campanhas para fortalecer o sentimento de cuidado e amor por Campinas.

E celebramos o aniversário da cidade colocando 1000 bexigas com gás hélio na Av. Francisco Glicério, na mobilização É Pique!, que busca incentivar as pessoas a agirem pela cidade, doando tempo, talento e dinheiro.

E para inspirar, a campanha também trouxe histórias de ativistas.

Recursos Financeiros

Para garantir nossa independência de atuação nós não recebemos recursos de governos, partidos políticos, empresas concessionárias de serviços públicos ou políticos eleitos.

Afinal, se temos por principal atividade fiscalizar o poder público, todo e qualquer recursos que viesse do governo poderia causar conflito de interesse.

Por isso nosso lema é: não precisamos de muito, precisamos de muitos!

Atualmente temos 63 doadores, sendo 53 recorrentes. A doação recorrente é como se fosse uma assinatura para garantir um time que se mobiliza pela cidade. E para nós, permite um planejamento financeiro e orçamentário. Para fechar essa conta precisamos de 1200 pessoas doando R$ 30 por mês. Muitos, doando um pouco.

Mas, afinal, por que DOAR para a Minha Campinas?

Nós somos um espaço apartidário de fiscalização do poder público. Nosso trabalho é muito sério. Somos inspirados por ideais, mas também buscamos aprimorar nossas competências e ter muito profissionalismo em nossa gestão e atuação.

Acreditamos que para melhorar o acesso aos serviços públicos cabe a nós fiscalizarmos e cobrarmos dos governantes as decisões a serem tomadas.

Não basta votar de 4 em 4 anos dando uma carta em branco para os políticos eleitos. Precisamos nos envolver e participar do que acontece na cidade.

Sendo assim, com as mobilizações que criamos, nós promovemos um maior entendimento do que está acontecendo na política da cidade e a oportunidade das pessoas se engajarem, usarem sua voz e atuar na cidade.

Mas para manter todo esse trabalho diário, precisamos que as pessoas doem. Quem doa está contribuindo com uma proposta de cidade. Sabe que a cidade terá ferramentas para torná-la mais participativa e que estamos todos agindo para construir isso, seja doando seu tempo como voluntário ou dinheiro, para que essa cultura da participação exista.

Fica aqui o convite para você doar agora. A cada novo doador ficamos mais perto de garantir nossa continuidade. Estamos de portas e braços abertos para construirmos juntos uma Campinas melhor.

Elisa Mueller é Diretora de Sustentabilidade Financeira da Minha Campinas [elisa@minhacampinas.org.br]

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.