Mês 1 e 2 — Voltamos com tudo!

É com muita alegria e carinho que iniciamos nosso diário de bordo, que é mensal, do primeiro ano da Minha Campinas!

Temos muito a compartilhar com vocês depois de um mês de residência com a Rede Nossas Cidades e do primeiro mês de trabalhos iniciais da Minha Campinas. Foram dois meses muito intensos, emocionantes, desafiadores, inspiradores e de fortalecimento da nossa equipe que voltou com fome de bola!

Foi sensacional! Ficamos um mês com as pessoas incríveis, que já são parte da nossa rede de cidades brasileiras, com as quais aprendemos muito! Começamos realizando atividades, com fundamental participação do pessoal da Carioteca e da Arca, que nos ajudaram a fortalecer (e muito!) o sentimento de rede e de confiança no nosso grupo. Afinal, se não conseguíssemos viver em rede com esses mobilizadores maravilhosos, como traríamos essa experiência para Campinas e seus diversos públicos? Formamos uma verdadeira família que segue conosco, mesmo depois da residência, para atuar em rede Brasil afora e que promete!

Depois dessa fase, tivemos contato com uma enxurrada de conteúdos, estruturas, práticas e experiências sobre empreender novas iniciativas, como estamos fazendo. Nos apoiamos muito nos ombros da experiência do Meu Rio e Minha Sampa. Temos que fazer muitas coisas para fazermos o que queremos fazer. Toda a parte jurídica, orçamentária, construção do nosso conselho criativo, gestão dos processos de trabalho, consolidação do aprendizado, mobilização de recursos, programa de voluntariado, comunicação com o mundo, acordos entre a nossa rede e por aí vai. Não vai ser mole não! Mas com certeza já está valendo a pena.

Em seguida, fizemos uma residência dentro da residência: fomos à Teresópolis nos isolar do mundo e nos conectar entre nós! Começamos a focar no que vamos fazer de fato por 2 dias! E nas semanas seguintes também: como fazer, quais ferramentas, com quem falar, como falar, sobre o que falar, qual a melhor estratégia, qual a melhor tática, qual o momento político… nossa! Tem muita coisa a ser feita, né? Passamos um bom tempo conversando, estudando e praticando os caminhos de mobilizações. Como mapear bem a nossa cidade pensando nelas. Todas as ferramentas que temos (Panela de Pressão, Compartilhaço, Multitude…) e que existem para nos auxiliar também (como o famoso Drive)! E entender bem os atores dessas histórias que vão caminhar conosco sendo o mais inclusivos possível.

Queremos agir junto com essas pessoas mobilizadoras que colocam seu coração nessas mobilizações dentro e fora de casa, por isso tanto estudo, treinamento e cuidado com elas, que sonham conosco e fazem e/ou farão parte da nossa rede!

E foi conhecendo e trocando com diversas pessoas que crescemos muito no Rio! Além de todos os integrantes da Rede Nossas Cidades que fizeram essa experiência única acontecer, contamos com a provocação de figuras incríveis que deram perspectiva a visões de mundo, trouxeram debate e referências de empreender e mobilizar e contaram suas histórias de vida que muito contribuiram para nos fortalecer. Téo, Felipe, Marina, Vini, Ursulla, Jovita Belfort, Mari Ribeiro, Gabriel Gomes, Lucia Nader, Gregório Duvivier, Berenice Seara, André Kano, Rodrigo Maia e todo pessoal do Catarse, Tomás de Lara e Sérgio Branco ; a todos os nossos queridos provocadores e provocadoras, nossa eterna gratidão!

Mas principalmente, e do fundo do nosso coração, queremos agradecer vocês que acreditaram, apostaram e compartilharam o nosso sonho de participar da transformação que todos sonhamos para a cidade e tornar o sonho da Rede Minha Campinas em realidade!

Voltamos! Sonhamos juntos. Realizamos nossa feijoada. Estamos planejando nossos passos e como vamos nos organizar e nos comunicar. Pensando no nosso conselho criativo e no nosso nascimento jurídico. Mapeando a cidade e possibilidades de mobilização e captação de recursos. E claro: iniciando a entrega das recompensas combinadas! =)

Quer saber mais ou falar com a gente? É só mandar um email para contato@minhacampinas.org.br

Estamos muito felizes de voltar e começar a mão na massa! E contamos com a participação de vocês!

Beijos e abraços!
Vamo que vamo!
André, Claudia, Eduardo, Elisa, Helena, Juliana e Marcelo

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Minha Campinas’s story.