27 vereadores e 1 segredo

Como conseguimos abrir a caixa preta da Câmara de Vereadores de João Pessoa.

Minha Jampa
Jan 29, 2018 · 3 min read

Por Sergio Aires, da equipe Minha Jampa

Tudo começou com uma notícia.

Uma matéria da jornalista Angélica Nunes nos provocou a fazer uma mobilização cobrando uma transparência básica da Câmara Municipal: saber como votam os vereadores e vereadoras.

O problema era este:
Nas votações da Câmara, só se sabia quantos vereadores foram contra e quantos foram a favor. Não se sabia quem foi contra ou a favor.

No dia 13 de setembro de 2016 (terça) lançamos a mobilização 27 Vereadores e 1 Segredo. O objetivo: abrir a caixa preta da Câmara dos Vereadores.

Primeiro, fomos conversar com os vereadores.

Escolhemos estrategicamente o líder da situação, na época, o vereador Marco Antônio.

Expusemos o problema e, enquanto sociedade civil, cobramos mais transparência da Casa. O vereador se mostrou disposto a ajudar: marcou uma audiência pública para o dia 15 de setembro (quinta), mas não sem antes ter um lapso de franqueza: “às vezes a gente não quer que o povo saiba como a gente votou. Especialmente quando é um voto de bancada.”

A gente sabia desse perigo: existia a chance de vereadores serem contra a proposta com medo da exposição que a transparência dos votos traria. Mas estávamos confiantes, afinal, era véspera de eleição e seria ruim para um vereador ser contra a proposta.

Poucas horas depois da mobilização no ar, tivemos uma surpresa:

Thiago de Moraes, lá de Porto Alegre, soube da nossa mobilização, indignou-se e agiu. Ele se dispôs a ler o Regimento Interno da Câmara de João Pessoa e a fazer as alterações necessárias para que os votos dos vereadores fossem registrados com seus respectivos nomes.

Enviamos o Regimento Interno e, em menos de 24 horas, Thiago enviou a alteração digitalizada, indicando em quais artigos a nova mudança aconteceria.

Na Audiência

No dia 15, estiveram presentes o professor Nazareno Andrade, representando o Laboratório Analytics — um laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal de Campina Grande -, Karine Oliveira, representando o Soma Brasil — um Instituto que atua com foco em transparência e controle social — e nós, a Minha Jampa.

Na audiência, aproveitamos pra lembrar do caso de Natan Donadon, o primeiro deputado em exercício, desde a Constituição de 1988, a ser preso por ordem do Supremo Tribunal Federal. A prisão de Donadon diz muito sobre o poder da transparência: em agosto de 2013, Donadon foi absolvido da cassação (eram necessários 257 votos, ele recebeu 233). Porém, a votação foi secreta. E isso não repercutiu bem na opinião pública. Em setembro, o STF anulou a votação. Em fevereiro do ano seguinte, 6 meses após a primeira votação, foi feita uma nova votação — dessa vez aberta — e ele foi cassado. 467 votos favoráveis. Isso só reforça a máxima de que “o Sol é o melhor detergente”.

Voltando à audiência: lemos a alteração feita por Thiago. E aí aconteceu algo engraçado.

O vereador Marco Antônio disse: “eu posso me comprometer a apresentar um Projeto de Resolução com essas modificações”. Na hora, uma pessoa da plateia pediu a palavra. Era um linguista. Ele disse:

— Vereador, notei que você utilizou dois verbos para dizer a mesma coisa: “posso” e “comprometer”. Isso deixou sua intenção menos objetiva. Minha pergunta é: o senhor pode se comprometer ou o senhor se compromete?

O vereador na mesma hora se corrigiu e disse: “eu me comprometo”.

A mudança no Regimento Interno foi aprovada como Projeto de Resolução Nº 79/2016 em 27 de dezembro de 2016. O novo texto diz:

Minha Jampa

Written by

Somos uma rede de ação e mobilização formada por pessoenses, de coração e certidão, que acreditam na construção de uma João Pessoa mais digna de se viver.

Minha Jampa

Written by

Somos uma rede de ação e mobilização formada por pessoenses, de coração e certidão, que acreditam na construção de uma João Pessoa mais digna de se viver.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store