Podcasts: engajamento e monetização em crescimento

Por Michelle Oliveira

Image for post
Image for post

Agradecemos a Roberto Camara Jr., viciado em podcasts e dono da lista no fim desse post, pelo apoio na elaboração desse texto, nos indicando materiais sobre o assunto.

Quem já teve a oportunidade de aprender novas palavras de uma língua ou ouvir histórias incríveis enquanto estava a caminho da faculdade ou do trabalho, sabe a força que o podcast tem. É considerado por muitos o sucessor do rádio (que tem um Dia Mundial em sua homenagem declarado pela UNESCO, provando que o pai mais velho ainda tem sua importância no acesso à informação).

Os podcasts já existem há algum tempo, mas foi apenas nos últimos 3 anos, mais ou menos, que começaram a ganhar destaque no Brasil (ao mesmo tempo em que tivemos aumento na venda de smartphones). O nome vem da junção de iPod com broadcast, “transmissão” em inglês, e é, basicamente, um conteúdo em áudio distribuído através da internet.

Associado à ideia de ser escutado em paralelo à execução de outras tarefas, o conteúdo em áudio pode ser encontrado com milhares de temas (tecnologia, política, cultura, ficção etc) e modelos (bate-papo, entrevista, narrativa etc). No Brasil, o Dia do Podcast é comemorado em 21 de outubro, quando o primeiro programa foi ao ar no país, em 2004.

Engajamento, publicidade e monetização

O podcast, ao contrário do que muita gente pode pensar, é capaz de gerar grande audiência e engajamento. Segundo a PodPesquisa 2014, 24,8% das pessoas entrevistadas ouve podcasts há mais de 4 anos. 53,27% e 35,51% descobriram o primeiro podcast através de indicações online (blogs, sites e portais) e de amigos, respectivamente.

Existem diversos grupos na internet sobre podcasts. No Facebook, um dos maiores se chama “Podcasters BR” e reúne produtores e ouvintes.

Esse engajamento é fundamental para empresas e produtores de conteúdo. Mais da metade dos entrevistados da PodPesquisa afirmaram já ter comprado produtos e serviços indicados em podcasts mais de uma vez e preferem quando a propaganda tem a ver com o tema do programa.

No Brasil, já temos exemplos de podcasts com audiência de milhões de pessoas utilizando divulgação, assinatura e venda de produtos através de loja online como forma de ganhar dinheiro.

O site PodCasting Brasil agrega conteúdo de empresas como a Fleury, da área de medicina, que tem um podcast sobre saúde. Além disso, muitas empresas se aproximam do público através de patrocínio, como em vários episódios do podcast Café Brasil.

Temas variados e com qualidade onde e quando quiser

Graças à possibilidade de baixar os podcasts, e não apenas ouví-los em streaming, online, o conteúdo em áudio é consumido em grande parte no trânsito, através do smartphone, mas a porcentagem de quem ouve em casa e no computador ainda é alta, segundo a PodPesquisa.

Os temas são variados. Humor e entretenimento, televisão, séries, cinema, games e tecnologia são os mais comuns, mas também existem podcasts sobre política, negócios, religião e muitos outros.

A maioria dos ouvintes de podcast procuram entretenimento nos programas. Qualidade técnica e utilidade do conteúdo também são pontos para fazer sucesso com o conteúdo em áudio.

A super-lista de podcasts de Roberto Camara Jr.

Roberto Camara Jr., consultor em mídias sociais, compartilhou uma lista com podcasts nacionais e internacionais sobre diversos temas, como design, política, história, ciência, música e muitos outros. A tabela é um trabalho em andamento, está em construção constante e Roberto aceita sugestões (Twitter/Facebook).

Clique aqui para acessar.

Você costuma ouvir podcasts? Qual o seu preferido?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store