A pergunta embaraçosa
Jornalista questiona o técnico Felipão com um assunto já abordado minutos antes.
Durante as coletivas de treinadores após uma partida de futebol, é comum que aconteçam momentos tensos. Principalmente após uma derrota do time ou um lance polêmico do jogo, com os ânimos exaltados a coletiva pode virar um campo minado para o jornalista esportivo.
Nesta quinta feira (30/08) após o jogo Palmeiras 0 x 1 Cerro Porteño, resultado que classificou o time paulista para as quartas de finais da Libertadores da América. Apesar da classificação um lance chamou a atenção na noite, à expulsão do experiente volante Felipe Melo. Logo no início da coletiva de imprensa o técnico Felipão do Palmeiras, esclareceu que não trataria do assunto da expulsão do jogador, pois de acordo com o treinador esse assunto seria tratado com o atleta de forma interna. Minutos após o esclarecimento acontece uma situação embaraçosa, um repórter de uma emissora pergunta ao treinador o que ele achou da expulsão de Felipe Melo, Com o jeito explosivo e impaciente de sempre Felipão retrucou e disse que não responderia a pergunta.

Todos sabem que o treinador Luís Felipe Scolari tem um temperamento difícil e muitas vezes não trata a imprensa bem, mas nesse episódio fica claro porque ele ficou tão indignado, pois ele tinha acabado de falar sobre a providência que seria tomada e minutos depois foi abordado sobre o mesmo assunto. Sejamos sinceros ninguém gosta de ter que repetir novamente uma coisa que acabou de falar. O jornalista que fez essa pergunta não deve ter feito por mal, talvez ele estava falando com a sua respectiva emissora e acabou não percebendo que o técnico já tinha falado sobre o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=WwUTUqRf0jI
Para que situações embaraçosas como essa não se repitam, um conselho aos colegas jornalistas que participam de coletivas no esporte, prestem atenção na coletiva do início ao fim e tentem evitar distrações paralelas, principalmente quando o entrevistado for uma pessoa com fama de pavio curto como o Felipão.
Esta análise foi produzida pelo acadêmico Vinícius Leonardo de Oliveira para a disciplina de Observatório da Mídia, da 6ª fase do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc. Não esqueça de conferir a matéria e deixar a sua opinião nos comentários.
