O drible também é para elas

A importância da mídia em um esporte considerado de ‘menino’

Mira na Mídia
Aug 31, 2018 · 2 min read

Brasil, o país do futebol, dos dribles e jogadas incríveis, das competições e títulos, dos jogadores famosos e disputados, o que não falta são matérias sobre eles, os jogadores. Não importa o que seja, vira notícia, ganha importância.

É comum crescer com a gente os pensamentos de “futebol feminino não é legal” ou “futebol é coisa de homem”. Esses pensamentos são reproduzidos através de uma série de ilustrações: importância, visibilidade e interesse que se dá para o esporte mais comum do mundo. Nesse momento, a mídia é fundamental para construir uma nova narrativa e dar voz a quem não tem oportunidade.

O Globoesporte.com é um dos sites mais comuns e conhecidos para quem quer acompanhar esportes em geral, principalmente futebol. Se for fazer uma busca no site e digitar “futebol feminino” vai encontrar poucas matérias por dia. Será que não existe conteúdo para mais postagens? A demanda é pouca? Como são selecionadas as notícias? http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-feminino/

Marta foi eleita cinco vezes melhor do mundo

Pouca gente sabe, mas o futebol feminino é heptacampeão da Copa América, o último título foi conquistado esse ano com a participação da maior artilheira do Brasil, entre homens e mulheres, a Marta. Essas informações você encontrará em blogs e/ou sites independentes, mas é necessário fazer uma reflexão diante da importância que tem a mídia tradicional na divulgação do futebol feminino.

O distanciamento e abandono são reflexos de uma modalidade pouco vista, lembrada ou falada. Existem aqueles que comparam com o futebol masculino em números, público, patrocínios… E é exatamente essa a questão: não tem investimento por causa da visibilidade ou não tem visibilidade pela falta de investimento? Investimento no campo e na mídia.

Camila Correia de Campos

    Mira na Mídia

    Written by

    Estudantes de jornalismo com a missão de analisarem produtos midiáticos. Turma do 3º ano do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, em Joinville (SC).

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade