The excellent adventure
Uma das coisas mais curto fazer quando encontro algo que gosto é procurar o máximo de referências, significados e teorias possíveis envolvidas com aquele assunto. É uma coisa natural que tenho e mergulho de cabeça cruzando um monte de pedaço de informação que aparece, igual um quebra-cabeça. Só que esse nunca termina. Acho que isso explica um pouco um dos meus vícios que é: ler biografias.
A melhor coisa disso é descobrir todo um mundo de relações sobre aquilo. Pode ser uma música, uma série, uma fotografia, qualquer coisa, todas inspirações acabam virando um fio de novelo que a vai desenrolando e, no fim, acaba virando inúmeros outros a serem desenrolados.
Essa semana vivi um desses momentos assistindo a terceira temporada de Mr. Robot no intervalo dos meus estudos. No final do episódio 8 (S03E08), toca uma música do Robbie Robb chamada In Time e que me levou automaticamente de volta aos meus 12 anos, numa memória afetiva que eu nem lembrava que tinha.
Isso tudo porque essa música faz parte da trilha sonora de Bill & Ted’s Excellent Adventure, um dos primeiros filmes do Keanu Reeves e que foi uma das minhas fontes de inspiração pra gostar do Van Halen, a banda que foi minha referência durante toda a adolescência e me fez aprender a tocar bateria.
Esse vai ser um dos filmes que vou assistir com minha sobrinha que nasceu esse mês e meu afilhado (que tá com dois anos).
Nesse embalo, comecei a lembrar de todos filmes que gostava e assisti quando era moleque pensando em todas as referências que devo ter perdido. Simplesmente porque era outro mundo aquele de 20, 25 anos atrás e o Miudo lá do começo dos anos 90 com 12, 13 anos, mal conseguia alugar a fita cassette pra assistir quantas vezes fosse possível num fim de semana e nem tinha muito como pesquisar coisas além do que tinha nos créditos e decorar/anotar no caderno alguns nomes pra caçar em revista depois.
No meio dessas pesquisas todas, além de ótimas lembranças e histórias, veio a descoberta que o Robbie Robb (da música do Mr. Robot que começou isso tudo) teve uma banda com o Jeff Ament, o Three Fish e lá fomos nós (eu) atrás dos discos que nunca tinha ouvido inteiro, só umas músicas soltas que passavam, de vez em nunca, na MTV.
Agora, além de fazer uma lista com todos os filmes que quero ver com a Alice e com o Leo, tô montando uma lista de todos os discos que fizeram parte da minha vida de alguma forma. E junto com cada disco, vou escrever junto uma história que vivi ouvindo eles.
Se eles gostarem dessas histórias e tiverem boas lembranças ouvindo os discos e vendo os filmes, acho que já vou ter feito boa parte da minha função de ser tio/padrinho deles e como diz a música que me inspirou nisso tudo:
🎶 In time, everything will be all right /
It’ll take time but we’re going far / You and me, yes, I know we are / In time we’ll be dancing in the streets all night 🎶
