Fibonacci e Seção Áurea

Sequência de Fibonacci = série numérica onde cada número é a soma de 2 números precedentes na sequência.

A sequencia de fibonacci é uma homenagem ao matemático Leonardo de Pisa (ou Fibonacci) que observou essa ordem nas proporções do mundo natural .

image from google images

Uma espiral Fibonacci pode ser criada desenhando quartos de círculo ao longo de uma série de quadrados de Fibonacci. A relação dos lados dos quadrados é de 8:13, que são dois números consecutivos na sequência .

0+1=1 1+1=2 1+2=3 2+3=5 3+5=8 5+8=13 8+13=21 13+21=34…

Números da sequência de Fibonacci são utilizados na seção áurea para produzir formatos de páginas proporcionalmente belos.

Seção Áurea ou Proporção Áurea

Proporção aproximada de 8:13.
Antigamente acreditava-se que essa medida representava relações de beleza perfeita. A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada, é um número que há muito tempo é empregado na arte e justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente.

Por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de “quase mágico”. Essa sequência aparece na natureza, DNA, no comportamento da refração da luz, dos átomos, vibrações sonoras, no crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, nas ondas no oceano, furacões e até existe uma explicação básica no desenho do Pato Donald =P

Proporção Áurea no design gráfico

A seção áurea é a base de alguns formatos de papel devido a proporções harmoniosas que ela fornece e seus princípios podem ser utilizados para criar composições equilibradas.

Proporção Áurea no web design

A proporção áurea pode ser aplicada em layouts e sites.
Uma ótima maneira de conseguir aplicar a proporção áurea é usar grades na hora de criar um layout, trazendo a tona a proporção e organização.

Hash grid , Gridmaker , Grid Calculator , Gridr Buildrr e 960 Grid System são ótimas opções pra te ajudar a demarcar seu layout.

Cada mídia tem sua medida, quando falamos de TELA, falamos de pixel ou paicas, mas pixel é a mais conhecida e padrão universal.

A largura "recomendada" como padrão pra layouts é de 960px de largura, pois ai já descontamos bordas de navegadores e afins. Sendo assim, temos essa base pra fazer as divisões das colunas ou grids. Se criar 12 colunas com espaço de 20px entre elas, você pode dividir o layout com 960px em 3 colunas e aplicar a proporção áurea usando 2 colunas pro conteúdo e 1 coluna pra sidebar (usando um layout padrão de blog como exemplo).

Tendo essa divisão como inicial, todo o conteúdo interno pode ser arrumado nessas proporções pra criar um layout harmônico. Da trabalho, mas é bem bacana.

O http://goldenratiocalculator.com/ calcula a proporção áurea uma mão na roda para quem pretende usar a proporção na criação do layout de um site.

Matemática também se aplica no web design ;)