7 PERGUNTAS PARA CONHECER SEU PÚBLICO-ALVO

CONHECER A AUDIÊNCIA DA SUA APRESENTAÇÃO É O PRIMEIRO PASSO ANTES DE SE CRIAR QUALQUER COISA NO SEU POWERPOINT. ENTENDA AQUI:

Chegou o dia de preparar sua apresentação profissional. E você certamente já começou selecionando as imagens mais legais para impactar a audiência da sua apresentação. Pode parar!

Então você resolveu escolher logo o software mais louco que existe para que todos julguem sua apresentação como a mais inovadora do evento, certo? Apenas pare!

Que tal buscar informações sobre quem irá assistir a sua apresentação? A audiência da sua apresentação é essencial para o seu sucesso. Claro, não é uma tarefa simples e tampouco estou dizendo que você deve conhecer pessoa por pessoa. Mas existem formas mais simples de se conhecer o perfil geral de quem estará lá na hora em que você se apresentar. Esta etapa é tão importante que ditará algumas diretrizes para você seguir na hora de construir sua apresentação.

Comece refletindo sobre que tipo de relacionamento você quer estabelecer com a audiência da sua apresentação. Pode ser como um líder (que motiva as pessoas e aponta a direção). Ou um pensador (que traz reflexões e perguntas profundas que estimulam as pessoas a pensarem). Talvez um herói (que identifica um problema e não apenas mostra a solução como também os resultados de sua ideia).

As perguntas que oferecemos abaixo não representam uma fórmula geral, mas sim um guia interessante para te ajudar na hora de buscar entender a audiência da sua apresentação:

1 . COMO ELES SÃO?

Região, sexo, profissão e escolaridade costumam ser os principais pontos nesta questão. Ponha-se no lugar dela e procure descrever como é sua vida, imagine a visão e percepção destas pessoas ao te assistirem.

2 . POR QUE A SUA AUDIÊNCIA ESTÁ AQUI?

Talvez você esteja participando de um evento e faça parte de um line-up com outros profissionais, ou então você é o único que irá falar — independente da situação, qual a razão deles estarem lá naquele momento? Por que eles vieram assistir a sua apresentação (ou por que eles julgaram que deveriam ir para te assistir)? Eles podem estar entusiasmados pelas palestras ou então serem obrigados a comparecer (como, por exemplo, eventos de faculdade, que os alunos precisam comparecer para ganhar pontos).

3 . O QUE LHES PERTURBA?

Todos possuem algo que os incomoda, tanto nas características de uma apresentação (como slides cheios de texto e com fonte minúscula até um apresentador sem carisma) quanto em suas carreiras. Faça com que sua audiência saiba que você se importa, e busque uma solução para eles.

4 . COMO EU POSSO RESOLVER O PROBLEMA DELES?

Que tipo de informação que você irá apresentar que fará com que eles saiam satisfeitos? Reflita em como você poderá, de fato, justificar a presença deles e fazer com que eles pensem que te ouvir/assistir foi uma decisão correta e vantajosa.

Continue lendo o artigo completo e original “7 Perguntas Essenciais Para Conhecer a Audiência Da Sua Apresentação” no incrível blog da MonkeyBusiness clicando aqui!

Vídeos e apresentações animadas precisam de planejamento, roteiro e design em movimento. Esse é o conceito de Motion Design da MonkeyBusiness

Conte com a MonkeyBusiness. Nós somos especialistas em desenvolver vídeos e apresentações inteligentes e mais eficientes. Criamos animações, captações, ilustrações animadas e vídeos para clientes que buscam se comunicar com mais criatividade.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Para os mais variados públicos e objetivos. Sabemos como transformar qualquer assunto em resultados. Conte conosco para criarmos seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação, ilustração ou apresentações. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

Sobre a MonkeyBusiness

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br