APRENDA STORYTELLING COM OS 4 MANDAMENTOS DA PIXAR

Esse post começa com as ótimas dicas de Andrew Stanton no TED de 2012. Andrew é roteirista e diretor de Procurando Nemo, e participou de filmes de animações da Pixar como Toy Story e Wall-E. Ninguém melhor que um ganhador de Oscar para nos ensinar Storytelling. Ok, talvez não ensinar, mas nos guiar com 4 dicas de como criar a sua história. Por que, segundo o próprio Andrew, uma boa história possui diretrizes, e não um manual de como fazer. Veja o TED Talk incrível dele e aprenda um pouco mais sobre Storytelling:
01. COMECE A SUA HISTÓRIA COM O SEU FIM EM MENTE
Toda história tem um objetivo, que deve ser conhecido pelo seu contador (ou autor) desde a primeira palavra. É a mensagem que devemos encontrar quando chegarmos ao final da história. É bastante parecido com apresentações e principalmente com Storytelling em apresentações. Nós as montamos com um objetivo em mente e devemos arquiteta-la para isso.
Olhando de fora, e depois de assistir ao TED Talk de Andrew, nos parece um absurdo começar (e terminar!) uma apresentação ou Storytelling sem um objetivo. E isso acontece também com as piadas. No começo do Talk, Andrew diz que Storytelling é Joketelling. E os princípios são os mesmos. Só que geralmente a piada é informal e acaba rapidamente. E nas três situações, se você não planeja um objetivo, não chega a lugar nenhum: em apresentações você não passa a sua mensagem, nas histórias não conquista a audiência e na piada ninguém ri. Péssimo, não?
Moldar essa mensagem principal pode ser o trabalho mais difícil de um apresentador ou contador de histórias. Por que essa mensagem principal não é necessariamente o seu apelo de vendas, e sim um gancho para que o público preste atenção em você.
2. MAKE ME CARE — POR QUE EU DEVO ME IMPORTAR?
O “Make me Care” é sem sombra de dúvidas o ponto principal de sucesso de um Storytelling e de uma boa apresentação. Fazer com que o público de interesse na sua mensagem é o começo de tudo, é condição para que consigamos transmitir nossa mensagem com eficiência. Em apresentações com Storytelling essa obrigação já aparece no primeiro slide. É ele quem segura o público até o final, assim como os primeiros 15 ou 20 minutos de um filme ou o primeiro episódio de uma série.
Toda história (e toda apresentação) começa com uma promessa ao público. Algo como “se você ficar aqui e continuar prestando atenção em mim, eu prometo que vamos chegar em um lugar muito bacana e você vai gostar”. Lembre-se: o público quer se envolver com uma boa história. Ele só não pode saber que você está fazendo isso para eles. Tudo tem que acontecer naturalmente.
Vídeos e apresentações animadas precisam de planejamento, roteiro e design em movimento. Esse é o conceito de Motion Design da MonkeyBusiness
Conte com a MonkeyBusiness. Nós somos especialistas em desenvolver vídeos e apresentações inteligentes e mais eficientes. Criamos animações, captações, ilustrações animadas e stop motion para clientes que buscam se comunicar com mais criatividade.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar vídeos e apresentações. Para os mais variados públicos e objetivos. Sabemos como transformar qualquer assunto em resultados. Conte conosco para criarmos seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação, ilustração ou apresentações. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!
Sobre a MonkeyBusiness
Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br
