AS 4 DICAS FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ CONTAR HISTÓRIAS NA SUA APRESENTAÇÃO

STORYTELLING EM APRESENTAÇÕES: COMO TRANSFORMAR PILHAS DE SLIDES EM UMA BOA HISTÓRIA?

Quando você apresenta, deve ter em mente que o objetivo é transmitir uma mensagem. Isso além de entreter e manter a atenção da sua platéia. Muitas vezes o assunto ou a situação da sua apresentação (muito cedo, ou logo depois de um farto almoço, situações que te farão lutar contra o sono do público) não ajudam. A ideia é encontrar uma maneira de alcançar seus objetivos de forma eficaz. E ao contrário do que acontecia quando éramos bebês, contar histórias funciona como uma maneira de manter o seu público acordado. E veremos como o storytelling em apresentações pode funcionar.

Hoje o Storytelling está na agenda da mídia. Assim como o storytelling em apresentações. Todos falam sobre como aplicar esse conceito no seu trabalho, projeto, etc. O grande ponto é se gastar seu tempo aprendendo Storytelling vale a pena? Sim! Porque contar histórias é o caminho que a humanidade escolheu para a troca de informações desde sempre. E como seres humanos, somos antenados quando alguém nos conta uma história. Não tem jeito, contar e ouvir histórias está no nosso DNA. E a atenção natural que damos quando ouvimos uma história é exatamente a que você deseja quando está falando.

A importância de praticar o storytelling em apresentações é que você pode se conectar com seu público de uma maneira única. E, com um pouco de sorte, mudar suas vidas. Assim como, se você tiver a capacidade de fazer um bom trabalho de contar-lhes histórias que sustentam ou explicam seus argumentos, tenha certeza que fazer as devidas conexões entre história e argumentos ficará muito mais fácil.

4 DICAS DE UM BOM STORYTELLING EM APRESENTAÇÕES:

Da teoria à prática do storytelling em apresentações: dizer que você precisa desenvolver suas habilidades de contar histórias é uma coisa, saber exatamente como fazê-lo é outra coisa. Levantamos essas 4 dicas baseados nos estudos de Craig Harrison, contador de histórias que escreve teorias sobre o tema. Vamos lá:

01. O PODER DA VOZ:

Quando contamos uma história, uma das nossas ferramentas mais poderosa é a nossa voz. Quando existe diversos personagens na mesma história (Acredito que em todas), uma pequena vartiação na voz ou uma pequena interpretação daquele personagem ajuda o seu público a acompanhar mais facilmente. Veja por exemplo os grandes comediantes de Stand-up Comedy americanos, como Bill Cosby, Adam Sandler ou Chris Rock. Eles sempre apresentam pequenas mudanças em tom ou personalidade ao falarem como um personagem nas suas histórias.

02. O PODER DO CORPO:

Seu corpo é outra ferramenta importante para ajudar seu público a entrar na sua história. A fim de utilizar esta ferramenta de forma mais eficaz, é importante saber usar a área que você tem disponível (geralmente um palco) para pontuar partes de sua história. Criando assim pontos importantes e dando ritmo para a sua história. Um simples deslocamento de um ponto para outro no palco já funciona. Uma vez que pode representar para o o seu público que uma mudança está acontecendo em sua história. Se firmar num ponto, pés fortes no chão podem significar um ponto importante na sua apresentação.

03. O PODER DO SILÊNCIO:

Quando você está contando umas história ao seu público, é importante pensar no silêncio e na pausa. Muitas vezes uma boa pausa, num momento chave da sua apresentação, ajuda a fixar um argumento ou indica o quão importante ele é. O silêncio que vem junto com uma pausa é uma ferramenta poderosa que permite que a sua história fixe na cabeça do seu público antes de passar para a próxima parte de sua história. Saber usar as pausas é importante para a eficácia da transmissão da sua mensagem.

04. O PODER DAS IMAGENS:

O que é um bom livro de histórias sem imagens? Traduzir momentos em imagens, com uma direção de arte concisa e pensada para a sua apresentação faz muita diferença no momento em que você está no palco defendendo uma idéia e contando uma história que a suporte. Uma boa apresentação com slides bem pensados garante a atenção do público e a fixação da sua mensagem.

Concluindo: Para se tornar um orador que todos querem e gostam de ouvir, você precisa desenvolver as habilidades que vão fazer você querer ser ouvido. Dessa forma, uma das mais importantes dessas habilidades é a capacidade de contar histórias. Afinal, a realidade é que a habilidade de contar histórias é uma arte que já está no nosso DNA e que pode ser aprendida, transmitida e aprimorada. Assim, a reunião dessas 4 habilidade e mais (por que não?) algumas garantem uma boa história para o seu público. Mais ainda: garantem uma relação ganha-ganha, já que você consegue passar suas ideias com nitidez e eficácia e o seu público não será obrigado a assistir uma apresentação enfadonha.

Garanta a qualidade da transmissão da sua apresentação e certifique-se que sua mensagem não será esquecida pelo seu público.

Leia o artigo completo e original “4 Dicas Para Um Grande Storytelling em Apresentações” no blog da MonkeyBusiness clicando aqui.

Vídeos e apresentações animadas precisam de planejamento, roteiro e design em movimento. Esse é o conceito de Motion Design da MonkeyBusiness

Conte com a MonkeyBusiness. Nós somos especialistas em desenvolver vídeos e apresentações inteligentes e mais eficientes. Criamos animações, captações, ilustrações animadas e stop motion para clientes que buscam se comunicar com mais criatividade.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar vídeos e apresentações. Para os mais variados públicos e objetivos. Sabemos como transformar qualquer assunto em resultados. Conte conosco para criarmos seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação, ilustração ou apresentações. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

Sobre a MonkeyBusiness

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br