O novo Marketing e a supremacia dos valores

Marketing de valor
Aug 9, 2017 · 3 min read

Turbulência política, retração econômica e transformações culturais evidenciam uma revolução nas relações sociais e novas oportunidades de mercado. Somos testemunhas de um tempo em que marcas e consumidores vinculam-se a partir do intercâmbio de valores comuns.

De um lado, retração econômica, crise política, limitações do Estado, reconfiguração das mídias. De outro, economia criativa, valorização do capital social e intelectual, diversidades em evidência e consumidores assumindo-se como produtores de informação e influenciadores de opinião. Mundo, mercado e sociedade passam por uma transição irreversível, na qual o obsoleto está sendo transcendido para dar lugar ao novo.

“Fearless girl”, premiado monumento instalado no Dia Internacional da Mulher em Wall Street

A experiência de atravessar uma época de declínio de um modelo conhecido de comunicação entre marca e seus públicos, originando condição para a constituição de outra proposta social e econômica traz, em si, chamado e lição. Sistemas, vínculos e relações entre empreendimentos e consumidores não deixarão de existir, mas, definitivamente, não serão os mesmos.

Como transformação social é transformação de mercado, da crise emerge um cenário de novas e grandes oportunidades. Nesse novo contexto, alicerçado na interatividade, valores pessoais e corporativos são prioridade para posicionamento e tomadas de decisão.

Segundo dados do Brasil presentes no último estudo Earned Brand, realizado pela agência Edelman Significa, 66% não comprarão se a marca não tiver compromisso social; 75% dizem que fazer o bem deveria ser parte do DNA da marca; e 68% acham que as marcas podem fazer mais do que o governo para solucionar problemas sociais.

Outra evidência deste cenário está nos resultados de outro estudo da Edelman. Conforme dados levantados pelo Trust Barometer 2017, que mede a confiança da sociedade nas instituições, a credibilidade dos líderes empresariais caiu em todos os 28 países pesquisados. “Em termos globais, uma pessoa comum (60%) é uma fonte de informação sobre empresas tão confiável quanto um especialista técnico (60%) ou acadêmico (60%), e muito mais confiável do que um CEO (37%). No Brasil, a pessoa comum lidera o ranking de credibilidade (78%), seguidas por especialistas técnicos (67%) e acadêmicos (65%). Os CEOs perderam 18 pontos, atingindo a marca dos 48%, praticamente empatados com funcionários (47%)”, aponta a pesquisa.

Uma conclusão é possível: não é mais aceitável negligenciar o conjunto de interesses e demandas do cliente, nem é suficiente apenas falar bem de si mesmo.

Reinvenção, diferenciação e consolidação

Portanto, reinventar a exposição do negócio é sair na frente na necessidade de integrar-se à nova era de relações entre empresas e consumidores, caracterizada pela predominância dos valores humanos na geração de resultados. Muito além de sobrevivência mercadológica, entregar ao cliente produtos e serviços alinhados aos seus valores pessoais — e comunicar isso com efetividade — significa diferenciar-se da concorrência e consolidar a marca como solução de qualidade e resolutividade.

A forma de fazer comunicação, como é retratado na premiada série Mad Men, sendo a mídia a principal intermediária entre as empresas e seus públicos, enfrenta um declínio jamais visto desde a Revolução Industrial.

Na moderna perspectiva de economia e sociedade, falar com seu cliente, colaboradores, parceiros ou mercado potencial é falar de seus princípios e propósitos. Envolve a compreensão de que a construção da credibilidade da marca passa por um processo no qual os valores da empresa devem permear suas instâncias e orientar suas práticas, para se expressarem no produto final.

É a integridade deste percurso que vai conquistar a confiança e fidelizar o consumidor, porque é com conteúdo relevante que se constroem marcas fortes.

Assim, comunicar criteriosamente a autenticidade de sua marca a consumidores conscientes apresenta-se como estratégia efetiva para quem almeja alçar-se, desde já, como protagonista do novo mercado.

Marketing de valor

Written by

A Amaze é uma agência que trabalha com o ideal de construir uma sociedade em que marcas tenham como principal diferencial competitivo seus verdadeiros valores.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade