Empreendedores digitais

De uns tempos para cá, os jovens vem se ligando na ideia de liberdade. Um simples pensamento de ser seu próprio chefe, de poder ter seu próprio negócio sem ter que receber ordens, ou mudar a sua maneira de trabalhar pelo motivo de estar servindo uma empresa de que não seja sua. Seguindo essa linha de pensamento percebemos que essa vontade de investir leva a esses possíveis gestores a achar uma oportunidade de empreendimento, conhecer e aprender sobre essa oportunidade.

Há diversas formas de fazer um plano de negócio que te ajude a fazer a percepção de ter uma empresa ou qualquer outro projeto de maneira segura, um desses meios é o modelo Canvas.

Fonte: UCJ.com

O Canvas, é um modelo visual que traduz a parte teórica do projeto para uma maneira mais objetiva. Muito importante para que temos a visão completa do negócio, além de vantagens como linguagem clara para todos os envolvidos, estratégias voltadas para o cliente, estruturação das ideias.

Vivemos num mundo globalizado onde temos muitas informações a nossa volta, com acesso a muitas coisas. Ao longo dos anos, a internet tomou uma proporção muito grande, principalmente nos canais criados para a socialização. Esses canais facilitaram bastante a vida dos empreendedores. É fácil ter um negócio, basta ter uma boa ideia, um mercado, um escopo do projeto e saber gerenciar. A internet um papel crucial nessa facilidade, basta criar alguma conta comercial em algum dos meios de comunicação e torna-se mais um empreendedor.

Até aqui, vimos como é fácil abrir um negócio, manter é outra dificuldade. Temos que lidar com a concorrência, gerenciar de maneira correta, ter investimentos financeiros próprios ou não para que possa começar a produção e muitas outras dificuldades.

Enfim, fazemos uma percepção de como é um desafio abrir um negócio e ser seu próprio chefe. Mas ser um gestor é isso, planejar bem e com clareza, superar obstáculos, resolver contratempos, e muitas outras coisas para que haja o sucesso profissional do seu propor investimento.

Por Yasmin Abdu