O pensador

Mariana Polesi
Aug 31, 2018 · 2 min read

No museu do Brennand, na cidade do Recife, encontra-se uma réplica da escultura O Pensador, de Auguste Rodin. A figura é esculpida em bronze, tem no total 1,86cm de altura e mostra a forma de um homem, aparentemente entre os 20–40 anos, sentado numa pedra em uma pose reflexiva. Ele não parece tenso, mas sim, mergulhado em pensamentos misteriosos.

Observando a escultura é possível perceber que a figura do homem está despida e possui uma definição realista dos músculos e detalhes da pele. Ele apoia o queixo na mão e olha para baixo. O olhar voltado para o chão significa, de acordo com a psicologia, uma desconexão com o mundo real, um contato mais direto com os pensamentos e o interior. A escultura no total está em cima de um pedestal de mármore, com letras de ferro pregadas expondo o nome da obra. Ao seu redor, há uma sala pequena em forma de decágono com janelas muito altas, pelas quais entra uma luminosidade sutil que recai sobre a estátua. É possível ver, também, em cavidades nas paredes, as formas femininas de esculturas de pessoas, como musas, com vestidos longos e cabelos presos. O chão xadrez preto e branco também serve de suporte para os últimos detalhes da sala: esculturas, também em ferro, de formas que se assemelham a espadas, e dois pedestais vazios banhados em ouro que estão colocados dos dois lados da entrada da sala.

A escultura do Pensador foi criada originalmente com a intenção de representar a Divina Comédia, e foi encomendada com um conjunto de outras obras que formariam uma escultura de proporções enormes, para o Museu de Arte Decorativa em Paris, cada uma representando um dos personagens do poema épico. O Pensador representa Dante, sentado às portas do inferno, ponderando seu poema, e na obra total, se encontra bem ao centro da peça, um pouco para cima, observando tudo que está abaixo de si. Rodin optou por utilizar a figura nua para mostrar os músculos e a forma humana de Dante, com um tom heroico muito inspirado em pinturas e esculturas de Michelangelo.

O Pensador foi, na verdade, esculpido para representar o personagem de um homem que era tanto condenado quando livre em seus pensamentos, e se inclinava a olhar os círculos do inferno para ponderar sobre seu trabalho, mesmo perto da sua sentença final.

(A porta do Inferno, escultura completa, Rodin)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade