Aluno: Nossa empregada se chama Maria, ela é tão fofa, faz parte da família. Inclusive minha mãe vai contratar um arquiteto para reformar o quarto dela.

Eu: Onde ele fica?

Aluno: Junto com a área de serviço, depois da cozinha, pertinho da máquina de lavar e do tanque.

Eu: Ah tá, entendi. Ela é da família mas sabe o seu lugar!

Outro aluno: Você faz projeto para madame?

Trabalho dos Alunos Residencial II_PUC-RIO_2017/02

Cozinha Gourmet, Closed, dependências de serviço, porcelanato que imita madeira, arquiteto estrela, os alunos já aprenderam que os professores da PUC-Rio têm horror. Em um novo lançamento mobiliário no Rio de Janeiro…


Diagrama 2.0 Tese de Doutorado _ Moema Loures _ PROURB | UFRJ | 2011

“O DIAGRAMA, assim como suscita Deleuze, não tem nada a ver com abstração, que reduz ao mínimo o abismo ou o caos e nos propõe um ascetismo, uma salvação espiritual; em outras palavras, um estado inerte. O diagrama é um caos, uma catástrofe, mas também um germe de ordem ou de ritmo, abre domínios sensíveis. O diagrama é método!
O diagrama talvez ocupe todo o espaço, mas devemos impedir que o diagrama prolifere e se transforme em pura abstração. Nem todos os dados devem desaparecer.
O diagrama pretende evitar a organização óptica, dando ao olhar outra potência. Ao contrário do que acontece…


Foto Moema Loures em Bethnal Green, East London. 2011

Finalmente me permiti parar um pouquinho para escrever. 5h horas da manhã estou aqui alegre, pois tenho um tempinho de me expressar antes da Chloë acordar. Ser mãe é um sonho de vida que inspira o meu universo mais sensível, me permite agora escrever sem julgamentos, me permite ser mais leve. Não deixem de ter filhos para fazer arquitetura … a arquitetura precisa da pureza da respostas das crianças, é bonita, é bonita e é bonita.

Me lembro que o primeiro blog que fiz estava no mestrado a pouco mais de 10 anos atrás … o objetivo era ter um…


Chloe curtindo o solzinho de inverno no Rosas — Barra da Tijuca

Assim que me mudei para o Rio para fazer mestrado fui morar no apartamento de Copacabana dos meu pais. Nunca ia para Barra. Lembrava da Barra de quando eu era pequena e vinha passar as férias de verão. Aos sábados meu pai gostava de ir ao Barra Shopping.

Nesta época fiquei com horror de shopping, tinha que sair cedo da praia, do vôlei com os amigos em Copacabana. Na minha curta memória de criança a Barra era o Shopping lotado.

Por ironia do destino quando me casei fui me morar na Barra, perto da ponte com o nome do nosso…


Projeto do Studio IMA. UPA logo após a inauguração.

Recém formada fiz vários projetos de risco. Nada saiu do papel. Um deles avançou, o Centro de Cultura e Memória que buscava transformar a pequena Cidade de Matias Barbosa em Minas Gerais, foi aprovado pela Lei Rouanet, mas não conseguimos captar recursos. Nesta época fiquei um pouco desiludida, fui logo fazer mestrado …

Dois anos se passaram e já no doutorado ao ler Deleuze e entender quase nada ou talvez quase tudo, cheguei a conclusão que o que brilhava meus olhos era o processo de projeto … a experiência de experimentar o futuro …

Nos meus primeiros 6 anos de…


Foto Leo Gerheim | Projeto Escola de Enfermagem. Arquiteta Moema Loures.

O arco-íris na Escola de Enfermagem… um gesto que parecia aleatório … a luz entra no edifício todas as tardes e enche de cor a nossa Escola!

Me lembro que quando morava em Paris ficava horas durante o inverno na Biblioteca do Pompidou observando a luz entrar. A dispersão era tanta que depois percebia que se passavam horas e não tinha avançado uma linha da minha tese de doutorado. O que tinha feito em tanto tempo?

Sou muito rígida comigo mesma. Me castigo. Se não fiz algo produtivo pela manhã trabalho até muito tarde. Isto não aconselho a ninguém. Confesso…


Fundação Iberê Camargo, projeto de Álvaro Siza. Mestre! Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/803527/entrevista-com-alvaro-siza-a-beleza-e-o-auge-da-funcionalidade

Um dia você terá um chefe que vai fazer você desenhar 10 vezes a mesma coisa, um cliente que te liga no domingo pois está em dúvida sobre a cor do sofá, ou um cliente que foi para Nova York e quer te convencer que a tendência das lojas mais modernas é usar planta artificial… que chatice então era fazer arquitetura, melhor escolher outra profissão. Fantasmas!

Outro fantasma eram os Decoradores. Formei odiando ser convidada para ser “arquiteta de interiores”, preconceito que carreguei durante muitos anos de formada. …


Meus 15 primeiros anos de arquitetura: tese de doutorado, arquitetura hospitalar e muitas dúvidas.

Tantos rabiscos, palavras, interrogações … blocos de anotações, rascunhos de um primeiro livro, posts em redes sociais … resolvi reunir tudo aqui: meus primeiros anos de arquitetura e minhas experiências mais sinceras.

Rastros que alimentam meu pensamento. O que minha tese de arquitetura em urbanismo, processo criativo e Deleuze teriam haver com minha experiência em arquitetura hospitalar? Como foi sair deste universo imaginário da minha tese e cair em um mundo concreto, aparentemente rígido, que são os nossos hospitais? …

Moema Loures

Arquiteta e Urbanista, Sócia-fundadora da ARTO arquitetura, Professora da PUC-Rio, Doutora em Urbanismo, apaixonada por Arquitetura Hospitalar.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store