A Sabedoria de Deus e o seu poder

Em I Coríntios 6 diz que a pessoa se torna escravo daquilo que obedece. Ou seja, meu senhor é aquele que eu decido seguir e lhe dar credibilidade. O texto é aplicado ao pecado, sendo então que, aquele que obedece ao pecado se torna escravo dele. Aquele que obedece ao diabo se torna escravo das trevas. Aquele que obedece a Deus será escravo do Senhor. Por isso, Paulo afirma ser escravo de Cristo.

Pensando assim, existe uma guerra sobre qual sabedoria prevalecerá, pois, o tamanho do reino é medido pelo número de seguidores de sua doutrina. O diabo anseia em ser semelhante a Deus, então tenta perverter ao máximo o número de pessoas aos seus entendimentos. A Bíblia muitas vezes compara as trevas à ignorância, ou seja, o mundo foi conquistado pelo conhecimento do mal e por isso chegou a esse ponto. Mas a luz (conhecimento de Deus) veio ao mundo para acabar com as trevas (ignorância) e edificar o Reino de Deus através da vida de Cristo Jesus.

A vida e morte de Jesus é loucura para o homem, pois Deus despreza a sabedoria humana e por isso estabelece a sua própria sabedoria que é acima de todas, fazendo algo sem sentido para o conhecimento humano. Os poderosos dessa terra não entenderam e continuam sem entender o plano de Deus erguido em Cristo Jesus, se eles tivessem entendido não teriam o crucificado, mas por terem feito demonstram a ignorância a qual viviam e vivem.

Deus é mais sábio que as trevas e os mais eruditos homens da terra. A sua sabedoria é mais ampla do que podemos compreender e Ele sempre prevalecerá.

Após o fim do diluvio, os descendentes de Noé receberam a missão de se multiplicar na terra, mas eles, notando que falavam uma mesma língua decidiram se juntar e construir uma cidade e uma torre; sonharam em tocar o céu (ou seja, ao trono de Deus), escrever o seu nome e não serem espalhados pela terra. A torre de Babel era a tentativa humana de se prevalecer contra Deus e ter a sua própria sabedoria. Mas Deus notando a intensão de seus corações, não ou deixou ter a mesma língua e assim eles entraram em discórdia.

Semelhantemente Satanás almejou ter um trono a altura do Senhor e ser semelhante ao altíssimo. Por isso foi lançado a terra para ser vergonha, pois sua altivez o levou a isso. A sabedoria de Deus rege: os exaltados serão humilhados.

A vinda de Jesus marca a sabedoria de Deus nessa terra. Ele não usa a sabedoria humana, nem a sabedoria das trevas. Ele vive segundo a vontade de Deus e exalta o conhecimento do alto aqui na terra.

Em seu tempo, Jerusalém era uma cidade referencia na Judeia e palco dos sacerdotes e mestres da lei. Todos iam para lá caso procurassem fama e conhecimento. Mas Jesus não procurava isso, ele queria servir ao povo, por isso foi em caminho oposto, ele foi para a Galileia.

Mas, ao se aproximar a festa judaica dos tabernáculos, os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”. (João 7:2–4)

A sabedoria de Deus era contraria a humana, a do homem busca fama e poder, a de Deus, é centrada em Cristo. Sigmund Freud disse que o homem faz tudo por sexo (prazer), o foco do homem é gerar prazer para si próprio. O pai da psicanalise diz o que a sua própria vontade humana desejava: prazer somente. Porque dele, por ele e para ele sã todas as coisas. O que temos que não veio das tuas mãos? A verdadeira sabedoria não nega a Deus, pois Ele é o criado de todas as coisas, e somente por Ele seremos plenos.

Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)

É necessário trocar a sua própria sabedoria pela de Deus, similarmente a Paulo que afirmou ser perda tudo que ele tinha alcançado.

Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. (Filipenses 3:7–9)

Hoje tentam igualar a sabedoria do homem a de Deus, levam para o púlpito em forma sincrética aquilo que o homem almeja: fama, reconhecimento e poder. Muitos pregadores querem acrescentar em suas mensagens argumentos do coach, nova era, palestras motivacionais, positivismo, entre outros. Mas para Paulo bastava pregar a Cristo e esse crucificado.

…nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios (I Coríntios 1:23)

Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. (1 Coríntios 2:2)

Cristo é suficiente para todos. A sabedoria transmitida por Deus é única e suficiente para as nossas vidas. Não são necessários aditivos para ela.

Muitos desejam estar com o Cristo glorificado, mas rejeitam o Cristo crucificado. O papa Francisco disse que humanamente falando a crucificação de Cristo foi um fracasso. O termo é similar a escândalo. Ao olhar humano ele foi um derrotado. Por isso algumas religiões tem um repúdio dessa parte da história de Cristo, eles rejeitam esse fato, com isso é possível notar quão humana elas são. Toda religião que rejeita a cruz de Cristo é humana.

A sabedoria de Deus se mostrou como loucura para os homens. Mas aquilo que seria fracasso para os homens foi vitória para os céus, pois Jesus morreu pelos pecados dos homens e trouxe reconcilio Deus. Os céus festejaram a vitória de Cristo. Ele venceu a vontade humana. Ele venceu a vontade das trevas. Ele venceu a vontade do pecado. Ele foi fiel a Deus até a morte. Morte de cruz.

É necessário discernir espiritualmente todas as coisas, pois elas não são como parecem, mas antes pelo Espirito Santo são capazes de se entender e vivenciar.

Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:16)

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. (1 Coríntios 2:14)

A sabedoria humana distorceu ao seu favor as escrituras sagradas, mas Jesus alinhou novamente com o sentido correto das palavras. Pedro em Atos 2:40 advertiu o povo: Salvem-se dessa geração pervertida. Suas palavras tem o sentido de adulteradas, ou seja, eram uma coisa e foram alteradas. A sabedoria humana tentou sobrepor a de Deus, mas em Cristo ela é restaurada e a vontade do Senhor é feita plenamente.

As trevas só existem onde não há luz, mas quando ela chega, dissipa todo o mal e prevalece. Assim é a sabedoria de Deus prevalecente onde estivermos. Os governos terrestres, o carnaval, as festas e tradições humanas, os deuses adorados, os ensinos e filosofias, entre outros. Todos criados pelo entendimento humano.

Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. (1 Coríntios 1:19)

A sabedoria de Deus é a nossa esperança, ela e poder de Deus na terra.

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:18)

A nossa mensagem não é baseada em conhecimento ou sabedoria humana, mas em poder do Espírito.

Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada (I Coríntios 1:17)

Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. (1 Coríntios 2:4,5)

A palavra de Deus vem acompanhada de poder e resultados. Para Deus não basta dizer, as suas palavras tem poder do Espírito Santo para realizar.

Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham. (Mateus 11:19B)

A sabedoria de Deus trás descanso e paz.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
(Mateus 11:28)

Mensagem Ministrada na Comunidade Evangélica Casa de Paz.

)

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade