Todo o Dharma está sentado aqui conosco. O que quer que você experimente está certo, exatamente como é. Quando você envelhecer, não pense que há algo errado. Quando suas costas estiverem doendo, não pense que isso é algum tipo de erro. Se você está sofrendo, não pense que isso está…


Por Yakusan Silva

Dogen Sama, o ancestral fundador da ordem Sōtō do budismo zen, fala no capítulo “Kie Buppōsō Hō” (Sobre tomar refúgio nos Três Tesouros de Buda, Darma e Sanga), do Shōbōgenzō: “Como a Sanga se refere a excelentes amigos espirituais, nós nos refugiamos nela”. Ou seja, cada amigo…


O universo inteiro não faz sentido.

Quando pela primeira vez na sua vida o mestre Soichi da montanha Genshâ deu um ensinamento, ele desabafou das profundezas do seu coração a pura visão do mundo: “o universo vasto e ilimitado é uma pérola clara”.

Você a vê? O que está à sua frente neste momento? Onde é…


Primeiramente, fiquei emocionado e eufórico como boa parte da população com a aprovação da vacina contra Covid pela ANVISA. Depois, segui eufórico vendo colegas, pessoas amigas e ex-alunos e alunas sendo vacinados e falando em alegria e esperança, e muitos vivas ao SUS e à ciência (que bom!), …


Taiun Jean-Pierre Faure – Seminário IZA – Associação Zen Internacional

Teisho de 19 de dezembro de 2017 em Kanshoji, França

Tradução, revisão e adaptação cultural – Yakusan

Os seres humanos são animais religiosos

O Absoluto está presente no cerne de todos os fenômenos do universo. …


Tem um lado lindo e outro muito triste em ter um Dia da Consciência Negra. É maravilhoso ver a influência da negritude em muita coisa: na música com jazz que adoro, blues, samba e suas variações; na culinária com temperos e côco (sorry, bebê, mas a tapioca gourmet que você…


“Cada pessoa, sem exceção, é um vaso do Caminho.”

Estas são as palavras de Keizan Zenji. Originalmente, somos essencialmente uma existência insubstituível. Portanto, cada pessoa pode viver uma vida brilhante.

Nesse ínterim, vários desequilíbrios sociais geram muitas formas de ansiedade e vivemos nossas vidas sofrendo. Recebemos adversidades e dores geradas…


Para Sundarika Bhāradvāja, o brâmane que lhe inquiriu sobre sua linhagem, Xaquiamuni Buda respondeu:

“Eu, brâmane, não sou príncipe, nem fazendeiro ou mais nada. …


Por Cypress Atlas. In: Transcending: Trans Buddhist Voices. Kevin Manders and Elizabeth Marston (Ed.). North Atlantic Books: Berkeley, California, 2019 (sem tradução para o português)

Tradução, adaptação cultural e revisão para o português: Yakusan Silva

A passagem mais pessoalmente validadora de qualquer texto sagrado, para este escritor queer não-binário, andrógino…


Então passamos o dia 12 de junho, o famoso dia dos namorados no Brasil (criado pelo pai do Dória, publicitário, em 1949), já que em outros países é celebrado dia 14 de fevereiro. Estranho, muito estranho… Os solteiros ou se lamentam, ou fingem que está tudo bem, ou ironizam com…

André “Yakusan” Silva

Zen buddhist monk, family physician, baritone singer, medical professor at UFCSPA and PUCRS, ikebana practitioner, human after all.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store