O termo chamado vício (Vício no trabalho)

Todos nós temos um vício, no café, no tabaco, nos jogos, em viajar etc.

Hoje olhei-me ao espelho e pensei no que tinha feito esta semana: Preparei uma apresentação que fiz no Iseltech durante as noites, estive no trabalho as habituais 8h por dia, li artigos sobre o que ia apresentar, revi alguns livros técnicos que podem ou não vir a serem lançados e por fim fiz a dita apresentação. Bem, também almocei, jantei etc. Depois fiz para mim as seguintes perguntas:

Vi televisão? Não.

Fui passear? Não

Fui ao café? Sim, para falar sobre a comunidade Geek Girls Portugal.

Resumindo: Foi uma semana única e exclusivamente sobre “trabalho”. Olhando para o espelho e pensando na minha semana concluo que de facto tenho um vicio: o trabalho. É um vício no qual não me importo de ter, porque quando se gosta e se é apaixonado pelo que se faz, passa de trabalho a um hobbie. Acontece que a vida não pode ser só trabalho e que temos alturas em que de facto precisamos de nos abstrair dele e sair de perto dele. É importante estipular minutos e até horas noutras coisas longe de “cenas geek”. Ler, escrever, ouvir música, ir ao ginásio, ir ao cinema, caminhar, ir ao parque, família, amigos, etc. Pois são essas outras coisas que te fazem começar uma nova semana com mais energia e é com essa energia, motivação, garra e foco que consegues encarar os problemas de uma outra forma e os solucionar eficazmente. Agora tu dizes: E tempo? Não tenho tempo….

E eu respondo-te: existe tempo para tudo isso e mais “um par de botas”. O teu problema é não saberes geri-lo. Garanto-te que com boa gestão tens a tua vida facilitada, consegues fazer isso e ainda te deitares às 23:30h. Agora tens que estipular prioridades e gerires de forma eficaz. Verifica o que é mais importante para ti e não te causa stress. Se for uma tarefa complexa divide-a em tarefas mais pequenas. Como dizia um professor meu no ISEL: dividir para reinar. Quantas horas passas no facebook? Já reparaste que se somares todos os minutos que lá vais, em quantas horas resulta? Secalhar gastas 2h por dia e nem te dás conta…sim 2 Horas!! O que poderias fazer nessas 2h? Não estou a dizer para deixares de lá ir, eu própria vou lá muitas vezes, apenas para gerires melhor o teu tempo e controlares isso. Provavelmente ganhas ai mais tempo para outras coisas.

Portanto e para concluir o meu discurso filosófico, olha para o espelho todas as semanas e pensa no que fizeste na semana anterior, vê o que está errado e trabalha para melhorar.

Obrigado.