Tudo o que fazemos na internet deixa rastros, ou “pegadas digitais”. Depois dos escândalos recentes que envolveram o Facebook em acusações de, no mínimo, negligência com os dados pessoais de seus usuários, pessoas do mundo todo passaram a se preocupar (mais) com o uso que os detentores de bancos de dados estão fazendo das informações que coletam a partir da nossa navegação na internet.

O problema é que, como eu costumava dizer aos meus alunos de Cultura Digital, todos nós, em maior ou menor intensidade, estamos dispostos a trocar nossa privacidade por benefícios.

(Escrevi sobre alguns dos efeitos dessa confusão digital aqui. Disclaimer: é um artigo acadêmico, portanto a linguagem é bem mais formal que meus posts aqui no Medium.) …


Don’t fear intelligent machines. Work with them.
(Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez)

Desde os tempos de Alan Turing, volta e meia nos vemos diante de uma disputa entre a chamada inteligência artificial e uma pessoa de destaque em alguma área do conhecimento humano. Isso já aconteceu em 1997, quando o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov foi derrotado pelo computador Deep Blue, da IBM. E novamente, em 2016, quando Li Sedol, campeão mundial de Go, um tradicional jogo de tabuleiro chinês, perdeu o desafio feito pelos cientistas da Google, em uma disputa de cinco jogos contra o software AlphaGo.

Image for post
Image for post

Um documentário sobre o embate entre Sedol e o AlphaGo mostra de perto os bastidores da disputa, com foco principalmente na equipe de desenvolvedores que criou o software capaz de derrotar um dos jogadores de Go mais criativos de todos os tempos. …


Passei o último fim de semana no Festival 3i (Jornalismo Inovador - Inspirador - Independente).

Image for post
Image for post

Aprendi muito, ouvi muita coisa interessante. Não há respostas fáceis (muito menos uma única resposta), mas quanto mais iniciativas conhecermos, melhor.

Alguns destaques do primeiro dia do evento (sábado, 11 de novembro):

Tiempo:
Em março de 2016 o jornal argentino Tiempo quebrou e os jornalistas ficaram 4 meses sem salários. Depois de fazer muito barulho, manifestações, etc., surgiu outra ideia: formar uma cooperativa e criar um modelo de autogestão. …

About

Mônica Chaves

Carioca, mãe de um menino, jornalista. Escrever é o meu negócio. Mexo com essa coisa de internet desde antes da bolha estourar.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store