Se você tem muito medo de dar novos passos, está em dúvida sobre uma oportunidade, não sabe se está evoluindo, regredindo ou estagnado na sua carreira ou não está tão feliz com o que faz hoje, as dicas que compartilharei a seguir irão te ajudar a ter mais segurança para tomar decisões e conhecimento do que você precisa fazer para mudar e crescer.

Em dezembro de 2019 me desliguei da startup Outgo, após dois anos e meio, onde trabalhei como gerente de marketing. Iniciei uma jornada que durou três meses, de autoconhecimento, reflexão, pesquisa, capacitação, análise profunda, idas e vindas, e também de descanso — já que há 6 anos não tirava férias sem trabalhos ou projetos externos. …


Enquanto gerente de marketing na Outgo, ajudei a desenvolver uma estratégia de marketing onde utilizamos gifs animados no Instagram Stories com o intuito de engajar os clientes com a marca. Há 1 ano atrás, publiquei um texto aqui no Medium compartilhando a estratégia, como reproduzi-la, e mostrei como conseguimos mais de 1 milhão de views orgânicos em menos de 1 mês de campanha — relembre a história clicando aqui. Como acontece com a maioria dos produtores de campanhas virais, eu não imaginava o tamanho da repercussão que a coisa ia tomar, então decidi fazer esse texto pra mostrar os resultados. …


Durante muito tempo eu tive medo da exposição.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se abrir para o mundo ver como você é e conhecer o que você faz, te torna uma pessoa vulnerável. Ser vulnerável, no dicionário e entendimento popular, é sinônimo de fraqueza, insegurança, incapacidade e isso parece ser algo ruim. Ninguém quer ser fraco e incapaz, não é mesmo?

Image for post
Image for post

Durante boa parte da minha vida eu fiz coisas fora do comum, empreendi desde a infância, conquistei espaços ditos como “de adultos”, fazendo coisas “de homens” e lutei pelo que queria, mesmo tendo pouquíssimos recursos. Eu era muito boa e não sabia. Até que há alguns anos atrás pessoas começaram a me questionar: por que mesmo com toda essa experiência você ainda não conseguiu X oportunidade? Fulaninho que não fez nem 1/10 do que você fez já tá ganhando dinheiro, aparecendo em entrevistas, tendo acesso à oportunidades pelo Brasil. …


Empreender não é fácil, e é mais difícil ainda quando se está na adolescência tendo que abrir mão “da melhor fase da vida”, de sair com amigos, assistir séries e filmes para ficar estudando, participando de eventos e empreendendo.

Sempre que tenho que tomar uma decisão sobre carreira versus vida pessoal, eu reflito bastante. Muitas vezes penso e repenso se o que eu estou fazendo é a coisa certa, se vale a pena abrir mão de tanta coisa agora por um futuro melhor incerto, mas logo lembro de que eu não posso tomar essa decisão pensando apenas em mim. Pois eu não sou apenas eu mesma, eu sou toda a minha história, a da minha família e dos meus antepassados. …


Sempre que alguém passa a conhecer o meu trabalho recentemente se depara com o questionamento “como essa menina tão jovem está à frente de tudo isso?”… e lá vai eu explicar. Como essa é uma dúvida muito frequente, decidi começar a escrever uma série de textos onde compartilho algumas experiências que já vivi por ser uma jovem empreendedora.

Acontece que minha jornada no mundo do empreendedorismo não é nova, o lado business esteve presente em mim desde criança e quem vê uma jovem de 20 anos jamais imagina que ela já tem mais de 12 anos de experiência. …


Neste texto irei compartilhar uma experiência marcante: sobre como conseguimos mais de 1.7 milhões de visualizações para a marca em menos de um mês, utilizando poucos recursos. Trabalhando na startup Outgo, desenvolvi algumas estratégias interessantes enquanto gerente de marketing. Caso você não tenha visto o texto anterior em que contei a minha trajetória na empresa, poderá conferir clicando aqui.

Esse ano começamos a dar mais atenção para o Instagram, pois em 2018 ele se tornou a principal rede social para interações entre pessoas e marcas no Brasil. Graças à introdução da funcionalidade stories, tradicional do finado Snapchat, agora é possível ter uma aproximação bem mais completa dos produtores com a audiência, entregando um conteúdo mais rico em informações no feed e mais intimista nos stories. …


Para quem vê de fora, ter uma startup é brincar de empreender. Afinal, é só fazer um programinha simples — que, inclusive, “o meu sobrinho faz mais barato” — e divulgar para os amigos. Não é mesmo? Não!

Tocar um negócio de caráter inovador não é fácil. Não existem receitas, fórmulas, muito menos garantias. Definitivamente não é para quem está em busca de estabilidade financeira — e emocional — a curto e médio prazo; ou para quem tem dificuldades em se adaptar. …


Pessoas alegres, confiantes, bem sucedidas, que cresceram seus negócios “da noite para o dia”… Será que ser empreendedor é isso mesmo?

O que a mídia está vendendo como “empreendedorismo” não retrata a realidade do que é, realmente, empreender. Existe uma constante gourmetização dos fatos e precisamos urgentemente desromantizar esse conceito de empreendedorismo.

Quando uma pessoa se reconhece como empreendedora, decide trabalhar suas habilidades como tal e começa a desenvolver algo, dificilmente ela terá a estrutura necessária para permanecer no mercado — e logo vai se frustrar.

Quando discursam que empreender é um ato belo, simples e que os resultados são facilmente alcançáveis porque tudo depende unicamente de quem está atuando, romantiza-se o empreendedorismo. E isso pode ser extremamente perigoso. Não é difícil encontrar empreendedores que já passaram — ou estão passando — por uma fase depressiva em suas vidas: criar uma disrupção, mudar consideravelmente a maneira como se faz algo e impactar a sociedade é muito, muito difícil, e gera uma série de armadilhas psicológicas para o empreendedor. …

About

Monnaliza Medeiros

Apaixonada por empreendedorismo, tecnologia, causas sociais, compartilhar conhecimento, conectar pessoas e oportunidades. Movida a desafios.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store