as pessoas tem umas táticas muito esquisitas pra finalizar relacionamentos

uma delas é a pessoa começar a ser babaca aos poucos — começa a não responder mensagens, aí aparece dias depois com “ah, foi mal, esqueci de responder” (ACONTECE, É NORMAL, EU SEI, EU TAMBÉM FAÇO ISSO, MAS TODA SEMANA?) 
aí você marca de sair com a pessoa, ela topa, tudo combinado, nos 45 do segundo tempo, você quase saindo de casa (ou assim que sai) a pessoa avisa que não vai rolar e da uma desculpa (ACONTECE, É NORMAL, EU SEI, EU TAMBÉM FAÇO ISSO, MAS TODA SEMANA?) 
e aí uma hora você fala: chega, eu desisto. 
aí você some da vida da pessoa e ela tem o que ela queria: que você desistisse, pra que ela não precisasse desistir.

medalha de ouro para babaquice.

outra forma comum é o famoso ghosting (eu achava que esse termo era utilizado apenas para relações virtuais, mas dei uma googlada aqui e parece que é usado em situações reais também), que consiste basicamente em ir desaparecendo da vida da pessoa. 
conversa sempre, trocam várias ideias, vão a vários encontros e aí com o tempo vai só desaparecendo aos poucos, responde com menos frequência e aí quando pensa que não, acabou.

medalha de bronze para falta de bom senso.

e por fim, a pessoa que você tá tendo um pseudo relacionamento, sem nada muito definido, a pessoa começa a ficar esquisita com você e dias depois coloca em um relacionamento sério com outra pessoa no facebook, ou você fica sabendo por terceiros.
tudo bem, vocês não tinham nada sério nem nada muito definido, 0 “regras”, mas o que custava pra pessoa chegar e avisar “oi, então, to ficando sério com outra pessoa e acho melhor nós pararmos nosso role por aqui”? nada, né!

medalha de prata para escrotice.

é normal você se relacionar com alguém e de repente perder o interesse ou então terem objetivos diferentes, que não combinam naquele momento (ou nunca), mas não custa ABSOLUTAMENTE NADA você falar a verdade pra pessoa.

ela vai ficar chateada nos primeiros momentos? sim
mas vai passar e vai ser mais legal. no futuro vocês podem ser amigos, ou até mesmo voltar a se relacionar, caso seja a vontade de ambos, e a pessoa (que nos casos citados acima foi enganada) não vai sair falando da sua babaquice pras outras pessoas, simplesmente porque ela não vai existir!!!! olha que show, todo mundo sai ganhando.

sejamos mais claros sobre as nossas intenções com as outras pessoas, combinado?