Carta Aberta Ao Estadão

MORE GRLS
3 min readJan 19, 2022

Somos a MORE GRLS, startup de impacto social, sem fins lucrativos criada por mulheres para trabalhar pela presença numérica, pelo valor e pela visibilidade de mulheres em áreas sub representadas. Hoje, nosso foco é a Industria da Comunicação, principalmente a área criativa onde a ausência da perspectiva feminina é um problema grave que impacta a qualidade e a natureza de mensagens que influenciam a formação de crenças, valores e padrões sociais.

Infelizmente, as mulheres ainda ocupam apenas 26% dos cargos criativos das agências de publicidade brasileiras, 25% das posições de liderança e 2% da alta liderança, segundo pesquisa que realizamos em 2018. Como vocês devem saber, quanto mais nos aproximamos do topo da pirâmide, menos mulheres. Apenas 10% das posições de CEO da indústria de comunicação são mulheres, uma realidade que precisa mudar não apenas porque as mulheres representam mais de 52% da população, mas porque a diversidade, como já foi provado por estudos realizados pelas maiores consultorias de negócio do mundo, melhora os resultados e aumenta as chances de solução de problemas complexos.

Desde sua criação, a MORE GRLS tem produzido conteúdos, ferramentas e desenvolvido ações para mobilizar o mercado corporativo pela representatividade feminina. Por isso estamos aqui, representando lideranças femininas do mercado publicitário motivadas pelo especial Mídia & MKT — Perspectivas pra 2022, publicado pelo Jornal Estado de São Paulo

A publicação de um artigo com a ambição de discutir a publicidade brasileira em 2022, não considera a perspectiva feminina, a visão de mulheres brancas e principalmente mulheres pretas, mesmo neste momento da história, um momento em que a pauta ESG está presente nos Conselhos Empresariais e na agenda dos CEO’s. Tal decisão não pode ser considerada apenas uma consequência natural de um mercado onde a representatividade feminina ainda é baixa na alta liderança, nem um problema decorrente da dificuldade de encontrar mulheres ou de algum tipo de recorte adotado pelo jornalista responsável. A publicação desse artigo é um alerta sobre o quanto estamos distantes da compreensão do real significado do Social no ESG. Além disso, é uma ofensa a todas as mulheres que estão sentadas na cadeira de CEO e nas cadeiras de C-level das agências de publicidade e de seus clientes.

Como tem sido incansavelmente colocado pelos teóricos e especialistas em DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), ações responsáveis precisam partir de propósito, intencionalidade e interseccionalidade: três palavras-chave para que consigamos de fato atuar a partir de novas bases. Se o objetivo é construir uma visão do presente e do futuro, não importa a pauta, a busca por diferentes vozes é uma premissa.

Mas não estamos aqui apenas para apontar problemas, estamos aqui também para ajudar a resolvê-los e, por essa razão, dedicamos nosso tempo na mobilização de mulheres, em diferentes frentes, para produzir a lista que compartilhamos com vocês agora e que permanecerá por mais um tempo aberta para que mais mulheres possam colaborar: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1v2qfMy3TmH_YmH7n4-1zPAK5ZgRkIbeAQeidDjBtwx8/edit#gid=0

Uma lista com mais de 130 mulheres líderes, mulheres brancas e pretas, as últimas ainda subreptesentadas e, por essa razão, vozes absolutamente prioritárias. Nela têm nomes, cargos e contato. Uma visão do lugar onde já chegamos e onde esperamos que vocês nos encontrem.

MORE GRLS e Líderes da Industria Criativa.

www.moregrls.com.br

@moregrls

--

--

MORE GRLS

O MORE GRLS é um instituto que visa aumentar o numero, o valor e a visibilidade de mulheres em áreas pouco representadas.