A mulher virtuosa e o louvor do marido


A noiva do cordeiro, isto é, a igreja, é louvada pelo seu marido, ou seja, Cristo. Louvada pela sua essência e não pela sua aparência. Assim, com isso, temos um modelo bíblico para os maridos. Atentem em elogiar suas esposas por conta do seu caráter e temor ao Senhor, deixando o “frisado” do cabelo como apenas um “detalhe”. Muitas mulheres sofrem com essa busca incessante pelo padrão da beleza, da estética perfeita, porque muitas vezes elas são cobradas exatamente e somente por isso. Por conta disso, muitas mulheres são omissas na sua função do lar, na relação do serviço para com os maridos e filhos.

No último capítulo de Provérbios, percebemos a mulher virtuosa sendo elogiada pelos seus filhos e marido. “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Provérbios‬ ‭31.29. Os filhos as chama: Ditosa! (Pv 31.28). A virtude dessa mulher é o temor a Deus, no verso seguinte, eis a razão para o seu elogio (Pv 31.30). Considerar esse texto no aspecto amplo do relacionamento entre Cristo e a Igreja virtuosa não é apenas uma suposição, e sim uma realidade. Então, Cristo torna-se um exemplo para o marido.

O ponto central do texto, não é a mulher ser virtuosa como um fim último, contrariando a maioria, ser uma mulher virtuosa tem como “telos” a glorificação do seu marido. “Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.” Provérbios‬ ‭31.23‬. Eis o ponto central, a mulher deve dedicar a sua vida para esse fim.

Difícil é achá-la porque só Deus pode conformá-lá a esse padrão. Portanto, maridos e filhos, o modelo aplicado em resposta a essa mulher virtuosa é dizer diariamente: “Bendita! Você a todas supera.” O que importa mesmo aqui? Viver com uma mulher que passa horas no salão de beleza ou aos pés de Cristo, cumprindo com o seu propósito de esposa e mãe?

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada — Provérbios‬ ‭31.30.

Esse louvor não é transformá-la em ídolos no coração, e sim valorizá-la acima de finas jóias. O coração do seu marido confia nela (Pv 31.11) e ele sabe que recebeu o favor do Senhor (cf. Pv 18.22).

“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.” — Provérbios‬ ‭18.22‬.

A ênfase na ditadura da beleza pode chegar ao fim dentro de casa, basta colocar todas as coisas no lugar certo. Com isso não quero dizer, que a mulher não pode dedicar-se de forma secundária a si própria, há “tempo e limite” para todas as coisas.

“Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.” 1 Timóteo‬ ‭2.9–10‬.