Qual linguagem de programação eu devo aprender?

Marcos Oliveira Sampaio
2 min readAug 20, 2016

--

Muitas pessoas que estão entrando na área computação me fazem esta pergunta. Acredito que todos os desenvolvedores se perguntaram o mesmo diversas vezes, e a resposta é um grande depende. Depende do gosto da pessoa, em qual área ela deseja atuar, das oportunidades de trabalho que irão sugir, etc.

Mas como sou bastante bondoso :D, resolvi tentar ajudar algumas almas perdidas e compilar algumas linguagens essenciais para a carreira de um desenvolvedor web na atualidade. Focarei na web pois acredito que seja a área com mais oportunidades e, apesar não ser a que oferece o melhor salário, está sempre entre as melhores.

Então, inevitavelmente você terá que aprender mais de uma linguagem de programação. E é bastante útil que você conheça linguagens de paradigmas diferentes. Mesmo que você trabalhe com uma linguagem como C#, aprender uma linguagem funcional como Haskell te fará programar de forma diferente. Claro, sempre vai ter uma ou duas que são suas preferidas. Mas um bom desenvolvedor deve ser capaz de escolher a ferramenta certa para o trabalho certo. Caso você esteja começando a carreira e esteja se perguntando: “Tá, mas afinal, qual linguagem eu devo aprender?”. Bem, para fazer esta lista, utilizei como critério a robustez da linguagem, a sua popularidade, quantidade de ofertas de emprego e sua importância no aprendizado.

“Ok ok, cadê esta lista??”

Bem, lá vai:

- Uma linguagem entre Ruby e Python — São linguagens dinamicas, multi-paradigma e com grande foco em facilitar a leitura do desenvolvedor. Talvez sejam as linguagens mais alto nível da atualidade. Trabalhando com elas você vai ter experiência em praticamente todos os paradigmas. Frameworks web: Ruby => Rails e Sinatra; Python => Django e Flask.

- Uma linguagem entre Java e C# — São linguagens compiladas e que dão uma boa base de orientação a objeto, além de ainda estarem entre as mais populares. No caso do Java, ela também tem mercado para Android, além de ser largamente utilizada no backend. Frameworks web: Java => Spring Boot e Dropwizard; C# => .NET MVC.

- Uma linguagem entre Haskell e Clojure — É fato que o paradigma funcional está em alta e influenciando as linguagens de programação mais populares, como Ruby, Python, Java, C#, etc. Ter uma boa base de programação funcional se tornou algo no mínimo essencial. Hoje em dia existem diversas empresas procurando pessoas desenvolvedoras para estas linguagens e elas tem bastante dificuldade de encontra-las.

- Javascript e SQL — Javascript é onipresente na web e nos últimos anos também se popularizou como uma alternativa no servidor, com o node.js. Já o SQL vai te ajudar a lidar com bancos relacionais como PostgreSQL e MySQL que, apesar do crescimento dos bancos não relacionais como MongoDB, ainda estão entre os mais populares.

Bem, essas são as linguagens que eu considero essenciais para se aprender, principalmente para quem está no início da carreira. Espero que essas dicas sejam úteis na sua caminhada.

--

--

Marcos Oliveira Sampaio

Developer at Tyro Payments, ex-Thoughtworks, fan of chess and soccer