Mais um Ataque a Democracia (E apenas promessas que um dia direi uma solução)

Referendos sempre me cativaram, Vi-os sempre como uma expressão pura de democracia, porém nos últimos tempos em que me questiono mais sobre o que é realmente democracia e qual o papel das ferramentas no sistema de governo, começo a perceber que um referendo não é necessariamente o que eu pensava. Além do mais percebo que a não ser que haja mudança estruturais significativas, e tem que haver interesse para haver isso, não temos caminho para uma forma de representação que realmente seja do melhor interesse para os povos.

Mas a pergunta que se levanta é: Porque que um referendo não é então uma forma pura de democracia?

A resposta curta é: Ele é facilmente manipulavél e simplista.

Mas precisamos de algo mais completo que isso, pois não?

Levando com exemplo o referendo no Reino Unido que houve recentemente, vamos pensar, o que levou uma ideia que a apenas 3 anos era considerada loucura de extrema direita a obter 52% dos votos da população e maiorias absolutas em ambientes rurais e com gentes mais velhas. Como isso ocorre em 3 anos. Listemos então:

  • Grupos poderosos na mídia com interesse em separar o Reino Unido de forma a aumentar seu capital em outros investimentos
  • Uma mentalidade anti-imigrante muito comum em tempos de crise
  • Racismo velho e simples (como foi dito já: a campanha do Sair não inventou o racismo, apenas se aproveitou dele)
  • Mensagens inflamatorias por parte de políticos e líderes comunitários levando a polarização de opiniões.
  • Um sistema de governo e escolha de representantes (recuso-me a chamar de democracia) que incentiva a alienação e desmotiva as pessoas a participar de política.
  • Diversos Outros Fatores

Além do mais, como se não bastasse, quando o Sair ganhou, e a economia do Reino Unido em 1 dia foi de 5a maior para 6a maior do mundo. Quando empresas sediadas lá perderam dinheiro, desvalorizaram e etc… O que acontece? As pessoas já começam a falar em mudar o resultado da decisão. Já veem deputados britanicos dizer que referendos não são normalmente confiavéis e a própria lei britânica que diz que o parlamento ainda tem que votar o assunto. Ou seja: referendos não são respeitados. E o parlamento tem mais poder que todo o povo votando numa decisão

Claro que isso é apenas um país no mundo, num mundo com muitas democracias. Porém no mesmo erro que cometemos em narrativas evolutivas, a gente acha que o governo representativo (aquilo que chamamos de democracia) é o pináculo da evolução, tal como muita gente acha que os humanos são os seres mais evoluídos. Creio que em ambos tamos errados. O governo representativo sim funciona em geral para gerir nações grandes com milhões de pessoas, porém talvez não seja esse o melhor metódo de nos organizarmos como espécie social.

Por fim termino com mais um chamado a coletividade, a organização horizontal e ao fim de um sistema que valoriza mais algumas pessoas e certos tipos de pessoas em detrimento de outras.