A ponte entre aplicativos bancários
Antes de começar a ler, esteja ciente que essa é apenas a minha opinião pessoal como cliente e desenvolvedor ;-)
Estamos em meado de 2017, no começo desse ano, participei de uma reunião com um grupo de desenvolvedores na sede do Banco Original, na avenida paulista. Assim como outros desenvolvedores que foram convidados, achávamos que era uma excelente oportunidade de negócio que o banco iria nos propor, mas ao invés disso a reunião foi apenas para explicar o quão burocrático foi o banco se tornar digital, pois existem normas de segurança do banco central que acabam bloqueando as inovações na área bancária, isso para proteger o bem mais importante da população que é o seu rico(ou pobre) saldo bancário.
Mas para quais problemas o aplicativo bancário entrou pra resolver?
- Abertura de conta
- Pagamentos online
- Transferência entre contas
- Crédito bancário
- Atendimento
Segundo o Banco Original, ele foi primeiro banco a ter abertura de contas por aplicativo, e pra mim essa é a principal função de um banco digital, praticamente sem essa porta de entrada, como ter novos clientes em sua plataforma?
Não faz sentido o banco ser digital e você ir até uma agência física e se dispor a pegar uma fila…
Com isso, temos redução de taxas, mais disponibilidade do banco e menos bu(r)rográcia.
Parece tudo bem, mas ainda podia ser melhor!
Na reunião do Banco Original eu levantei a questão de integração como um Gateway de pagamentos, um exemplo disso é o Mercado Pago e o PagSeguro que acabaram se tornando banco digitais primeiro que os próprios bancos a muitos anos atrás, no qual tínhamos que depositar nosso dinheiro em suas contas para realizar compras e depois de tudo certo, o dinheiro ser encaminhado para o vendedor ou devolvido pra nossa conta.
Porém apesar dos bancos estarem se tornando digitais, ainda tem um grande concorrente que são os Gateways de pagamento, por que por um lado você resolve o problema do recebimento de dinheiro, por outro falta na compra e venda, que é aonde a maior parte do dinheiro se movimenta.
O futuro hoje de um banco digital, na minha visão com desenvolvedor, é poder usar seu saldo digital para compra em qualquer ecommerce.
Mas e o boleto?
Numa era digital em que você quer comprar o produto e receber ele logo, o cliente que compra leva até 3 dias para a confirmação do pagamento do boleto, e ainda tem o prazo da entrega! O boleto é pra quem vai fazer a primeira compra e tem medo de digitar o cartão de crédito no celular ou computador com medo de ser hackeado.
Mas como seria legal usar seu saldo bancário digital para uma compra exata, assim como os cartões de crédito já fazem, mas com a camada de Gateway do PagSeguro, Mercado Pago e até mesmo o Stripe que está vindo pro Brasil e tem uma das documentações de integração mais incrível de simples que eu já vi. Até um iniciante em programação consegue fazer a integração!
Os bancos digitais precisam inovar mais rápido, pois a concorrência em um mercado que eles estavam dominando hoje se tem vários caminhos.
Isso sem entrar no mercado de moedas digitais, que além de ser uma interessante opção de investimento como o BitCoin, está sendo aceito por grandes ecommerce como Amazon, Microsoft e etc.
Conclusão
Fico muito feliz de estar em uma época de grande concorrência de bancos digitais, até agora o meu favorito está sendo o Neon, mas tenho conta no Banco Original e Banco Inter. O Neon é simples e prático, com atendimento 24horas por dia via chat! Poxa meus dados móveis agradecem!
Além da facilidade visual do app, tem até cartão digital! Que você pode usar para compras digitais, cara isso foi incrível e inovador!
Fico ansioso para as novas inovações bancárias digitais, são muitas oportunidades em aberto que eles podem começar a atender.
